sexta-feira, setembro 14, 2007

APÓS ABSOLVIÇÃO, SENADORES DIZEM QUE PODERIAM CASSAR RENAN

Na sessão secreta do senado de quarta-feira, 12, Renan Calheiros - PMDB-AL foi absolvido. Mas, a julgar pelo que disseram os senadores ou as assessorias deles nesta quinta-feira, o presidente do senado teria sido cassado.
Dos 81 senadores que votaram na sessão, à qual somente parlamentares tiveram acesso, 46 afirmaram ter votado a favor da cassação do mandato de Renan (o mínimo necessário para isso eram 41 votos) e dez, contra. Três disseram ter optado pela abstenção e 22 que não iriam declarar o voto.
No plenário do senado, porém, o painel eletrônico registrou 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e seis abstenções.
Isso indica que alguns dos senadores (ou seus assessores) mentiram sobre como o parlamentar, de fato, votou no dia anterior.
Um dos que afirmaram que se abstiveram de votar é o próprio Renan Calheiros, em declaração na tarde desta quinta no senado.
O jornal "Folha de S.Paulo" divulgou enquete com 75 senadores, realizada após a votação secreta, na qual 43 informaram que votaram pela cassação do mandato de Renan e nove contra. Na véspera da votação, o jornal havia feito outra enquete, que indicou 41 votos pela cassação e dez contra.
O Conselho de ética do senado pediu a cassação de Renan Calheiros sob o argumento de quebra de decoro parlamentar. O presidente do Senado era acusado de ter feito o pagamento de parte da pensão alimentar a uma filha que teve fora do casamento por intermédio do lobista de uma construtora.

0 comentários: