terça-feira, março 17, 2009

QUATRO CLÍNICO DE CLODOVIL É CADA VEZ MAIS COMPLICADO

MORTE CEREBRAL
Estado do deputado é praticamente irreversível
O quadro clínico do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) continua de “extrema gravidade”, segundo boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (17). O deputado será submetido ao longo do dia a exames para avaliar seu estado neurológico. A intenção é avaliar a gravidade da lesão cerebral e verificar a possibilidade de morte cerebral. O deputado continua com os sinais vitais mantido por equipamentos e medicamentos.
Os exames serão realizados ainda nesta manhã, e, geralmente, uma contraprova é realizada 12 horas depois, de acordo com o médico Allan Ricardo Coutinho Ferreira, que assina o boletim desta manhã. "Enquanto tivermos certa possibilidade de ele estar vivo, vamos fazer tudo por ele. (...) Não estamos mantendo uma situação apenas para poder prolongar ou esticar [a vida dele]. Fizemos um procedimento e precisamos ganhar tempo para ver se ele pode se recuperar".
Ferreira destacou a importância dos exames de hoje para a detecção ou não da morte cerebral. “Quando se fala em morte cerebral falamos de um quadro de morte”, afirmou.
De acordo com o médico, o exame a que o deputado deve ser submetido é o doppler transcraniano. A avaliação deve ser realizada no próprio leito em que o deputado se encontra. Ferreira afirmou que o exame irá revelar se há ainda fluxo de sangue no cérebro do paciente.
Ele informou que caso seja detectada a morte cerebral, o procedimento seguinte é o comunicado a familiares do paciente e à Secretaria Estadual de Saúde para avaliar a possibilidade de doação de órgão. Ferreira disse não ter condições de informar se Clodovil poderia ser um doador, mas deu a entender que sua idade e o fato de já ter sofrido um AVC anterior são fatores contrários.

0 comentários: