quarta-feira, maio 06, 2009

DONOS DE AUTOESCOLA DENUNCIADOS POR ESTELIONATO

LOCAL DO CRIME
A casa onde funcionava a autoescola está sendo alugada

O sonho de tirar uma carteira de habilitação está mais distante para 112 pessoas que foram lesadas por uma autoescola de Montes Claros. Os clientes afirmam estar indignados porque buscaram um centro de formação, receberam aulas de legislação e direção, pagaram todas as taxas em dia e no final descobriram que o lugar funcionava de forma irregular.
Pagaram mas não levaram. Esta é a expressão usada pelos alunos da autoescola Líder. Desde o dia 5 de março o local está com as portas fechadas. O que revoltou os clientes foi o fato de o fechamento não merecer nenhum comunicado da empresa. Em fevereiro deste ano a Líder fora descredenciada pelo Detran.
SÓCIO
A reportagem procurou um dos sócios da empresa, identificado como Jorge Barbosa Barreto, que não quis dar entrevista. Já para o delegado responsável pelo caso, Alessandro Ladeia, o homem afirmou que era apenas o diretor da empresa, e que teria tido seu nome usado indevidamente. Jorge disse que tem documentos que provam sua inocênia e estuda processar o dono da autoescola.
ALUNOS
As vítimas do calote afirmam que não sabem o que fazer para ser ressarcidos do prejuízo. Marcos Lúcio Santos, 23 anos, morador do Bairro Maracanã, diz que considera a situação absurda. Ele frequentava as aulas à noite por que, durante o dia, trabalhava para pagar a autoescola.
- Isso é uma falta de respeito com o ser humano. Cheguei na Líder em uma terça-feira e os portões estavam fechados. Não havia nenhum funcionário ou diretor para explicar o que estava acontecendo. Nosso dinheiro eles receberam e depois sumiram. Eu e outros alunos ligamos diversas vezes, mas ningúem atendeu nossas ligações - afirma.
A balconista Maria Aparecida Gonçalves chegou a fazer 30 aulas de legislação mas, com o fechamento da autoescola Líder, teve que refazer todo o processo em outra empresa. Prejuízo e revolta. Até o momento ningúem soube explicar como vai ficar a situação. Maria guarda documentos que comprovam o pagamento de R$ 370 investidos no curso preparatório para conseguir a habilitação em moto.
O estudante Felipe Mota, 25 anos, afirma que passou pela mesma situação que os colegas:
- Foi um choque. Assim resumo nossa situação. Trabalhamos tanto para realizar um sonho e nos deparamos com um pesadelo. O mínimo que os diretores deveriam fazer é dovolver o nosso dinheiro.
ESTELIONATO
A autoescola Líder funcinava com duas razões sociais diferentes na mesma sede, na Rua Dom João Pimenta, Centro de Montes Claros. De acordo com o delegado responsável pelo caso, os donos da escola vão responder pelo crime de estelionato.
Foram marcadas duas audiências de conciliação mas, de acordo com funcinários do Procon, os representantes não compareceram. Com a confirmação de que os consumidores foram lesados, a empresa foi multada pelo órgão em R$ 56 mil. O processo tem cinco volumes. Ao todo, 112 pessoas formalizaram denúncia.
DUPLA INDENTIDADE
O coordenador do Procon Gilson Ferreira Leite diz que foi descoberta outra irregularidade: no mesmo endereço funcionavam duas empresas de formação de condutores. Na polícia civil, inquérito foi instaurado para investigar o caso. No local onde funcinava a autoescola, mais um fato chamou a atenção dos clientes: uma placa que comunica a disponibilidade do lugar para aluguel. (Reportagem: Renata Martins)