quarta-feira, maio 26, 2010

CARRO SÓ DÁ PARTIDA SE RECONHECER ROSTO DO DONO

Até a próxima quinta-feira (27), São Paulo recebe a 13ª edição da Exposec, Feira Internacional de Segurança. A feira apresenta tecnologias voltadas para segurança em diversos segmentos, entre eles o setor automotivo. Os destaques desta edição são os sistemas de biometria facial, que reconhece o rosto do motorista, e o StartFinger, que dá a partida pela impressão digital do dono do veículo.

O sistema de biometria facial, da empresa Ex-Sight, funciona a partir do cadastro de um rosto, que libera o acesso quando reconhecido. O cadastramento facial pode ser feito por uma foto e usado em diversas situações como para dar partida no carro ou caminhão, e, assim, evitar roubos. “A ideia é não deixar o crime acontecer”, afirma o diretor comercial da empresa Arnaldo Maciel Jr.

A tecnologia também serve para dar acesso seguro a estádios, escolas e empresas, e para fazer um histórico de todos os usuários que entraram, ou tentaram entrar.


Equipamento registra impressões digitais.

Outra novidade que ajuda na segurança dos carros é o StartFinger, sistema que dá a partida no veículo com uma impressão digital cadastrada. De acordo com Aloísio Delfim, do departamento comercial da Finger Tech, o sistema memoriza até 50 usuários, com digitais de três dedos de cada um. A impressão de um desses dedos é reservada para casos de emergência, como um assalto, por exemplo. Se o usuário der partida com o dedo de emergência, o carro só vai andar por 10 minutos, depois o sistema de alimentação é cortado e o veículo para.

Para utilização pelo manobrista, há a possibilidade de liberar o sistema para uso livre.

A feira traz ainda um carrinho da Ecocubs parecido com o patinete Segway, para utilização em rondas internas de shoppings e empresas. O veículo individual chega este ano com a variação de quatro rodas e de fabricação brasileira, sendo, assim, mais barato. Cada patinete será vendido por cerca de R$ 6 mil. O Segway, importado dos EUA, custa em média R$ 20 mil no Brasil. De acordo com Luciano Caruso, gerente de marketing da Graber Segurança, a versão nacional barateia o custo das empresas.

A Exposec ocorre no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes Km 1,5), até quinta-feira (27) das 13h às 20h, com entrada gratuita.

0 comentários: