sexta-feira, março 25, 2011

CONDENADO À FORCA JAPONÊS QUE MATOU 7 PESSOAS

A Justiça japonesa condenou nesta quinta-feira (24) à morte por enforcamento um jovem de 28 anos que matou sete pessoas em um ataque de fúria no bairro de Akihabara, em Tóquio, no dia 8 de junho de 2008.
Após anunciar suas intenções em um fórum na internet, Tomohiro Kato atropelou cinco pedestres com um caminhão de pequeno porte, matando três deles, e depois esfaqueou 12 pessoas, matando mais quatro.
O caso ganhou destaque na mídia japonesa nesta sexta-feira em meio às notícias sobre a crise nuclear e o terremoto e o tsunami que devastaram a região nordeste do país. Os canais de TV relembraram o episódio, que chocou os japoneses, e os jornais destacaram a condenação na primeira página.
"Foi um ato desumano e cruel. Não é exagero dizer que todo o Japão ficou chocado com o fato", disse o juiz Hiroaki Murayama, que anunciou a sentença.
A defesa sugeriu que Kato tinha problemas mentais e que não tinha como assumir a responsabilidade pelo crime. Além disso, no dia do atentado, ele teria perdido parte da memória.
"Agora acho que não deveria ter cometido o crime e me arrependo do que fiz. Peço perdão às vítimas, suas famílias e às pessoas que ficaram feridas", disse Kato no final do julgamento.
De acordo com informações da agência de notícias Kyodo, a corte concluiu que o assassino ficou irritado depois que os integrantes do fórum na internet do qual participava, único lugar que sentia fazer parte de um grupo, passaram a assediá-lo na tentativa de que parasse com as postagens.
Neste site, ele escrevia mensagens nas quais reclamava do trabalho e falava da intenção de cometer o crime.
"Kato queria dizer às pessoas para pararem de persegui-lo", concluiu a corte. "A perda da família, dos amigos e do trabalho deu a ele um forte senso de isolamento", acrescentou.
Na manhã do domingo, dia 8 de junho de 2008, Kato viajou os quase cem quilômetros que separam sua cidade, Shizuoka, da capital com um caminhão alugado.
Ele seguiu para Akihabara, onde avançou com o veículo contra os pedestres nas ruas, fechadas ao tráfego no domingo.
Em seguida, desceu do carro armado com uma faca e esfaqueou várias pessoas. No total sete pessoas morreram e dez ficaram feridas.
Antes do ataque, Kato teria dado detalhes de como mataria as pessoas. "Baterei meu carro e, quando ele não puder mais ser usado, usarei uma faca. Adeus a todos", escreveu.
Minutos antes de jogar o caminhão contra a multidão, ele postou a última mensagem: "Chegou a hora".
Quando foi detido por policiais, ele teria dito que estava "cansado do mundo". "Vim a Akihabara para matar gente. Qualquer um estava bom. Vim sozinho", falou Kato, segundo o porta-voz do departamento da Polícia Metropolitana de Tóquio.

0 comentários: