sexta-feira, maio 04, 2012

UNIMONTES REVELA VENCEDORAS DE CONCURSO DO HINO

A composição “Hino da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes”, de autoria da escritora Yvonne Silveira (letra) e da professora e maestrina Clarice Sarmento (música), foi a vencedora do concurso para a escolha do hino oficial da Unimontes, realizado na noite dessa quinta-feira (03/05), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6). A promoção fez parte das comemorações oficiais pelos 50 anos da Universidade e atraiu candidatos de diversas áreas musicais. Sete composições concorreram à premiação.
Profissionais da área, professores, acadêmicos e convidados participaram das atividades que foram presididas pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela e pela vice-reitora professora Maria Ivete Soares de Almeida – também presidente da Comissão Organizadora do Cinquentenário.
Conforme o edital, a escolha do Hino Oficial avaliou letra e música de autorias inéditas, que melhor expressam, em termos de técnica e conteúdo, a trajetória da Universidade. E foi a partir desse critério que a comissão julgadora avaliou as sete concorrentes que se apresentaram durante a solenidade.
“Fiz essa letra para o hino oficial da Unimontes com muito carinho e entusiasmo mesmo porque eu vivi e testemunhei toda a evolução da instituição, que é nosso orgulho maior. Estou muito feliz com o resultado”, observou a escritora Yvonne Silveira, também presidente da Academia Montesclarense de Letras.
A interpretação do “Hino da Unimontes” foi feita pela professora de Música Fabíola Martins Monção e pelo integrante do Grupo de Seresta Vozes de Prata, Altaídes Gonçalves, com acompanhamento musical de Carmerindo Miranda. As autoras das melhores letra e música receberam premiação no valor de R$ 1,5 mil – cada uma.
Uma vez escolhida, a composição do Hino Oficial da Unimontes será registrada em cartório como Patrimônio Público e o seu lançamento oficial acontecerá no dia 24 deste mês, data do aniversário de 50 anos da Universidade, em solenidade de homenagem aos professores aposentados, ex-reitores e vice-reitores da Universidade.
A comissão julgadora do concurso para a escolha do Hino foi formada por professores, servidores e alunos da própria Universidade, especialmente os vinculados ao curso de Artes/Música. O maestro Waldir Pereira da Silva presidiu a comissão organizadora do concurso. (Léia Oliveira)

0 comentários: