domingo, abril 29, 2012

MATA SECA DO NORTE DE MINAS PODE VIRAR ÁREA NOBRE

Na tentativa de preservar o que restou da mata seca no Estado, a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) quer transformar a região Norte de Minas, onde há predominância desse ecossistema no Estado, em área restrita à pesquisa, ao turismo e apoio às comunidades já instaladas.
Com flora e fauna ricas e igualmente incomuns, a mata seca, também chamada tecnicamente de Floresta Estacional Decidual, abriga espécies como ipê, aroeira, pau-ferro e a mais típica de todas, a barriguda, tipo de paineira caracterizada pela “barriga” formada no tronco. Dentre os animais, onças, antas, anfíbios, jacus-estalos e micos-leões-do-peito-amarelo, a maioria ameaçada de extinção.
“Sabemos que há grande pressão econômica para a mata seca, mas buscamos uma política de desestímulo à ocupação das regiões onde ela está presente e só o poder público pode fazer isso. A mata seca em pé é muito mais interessante do que derrubada”, pontua Maria Dalce Ricas, presidente da Amda.
Por se tratar de uma vegetação pouco presente no Brasil, não é possível apontar, com exatidão, a extensão da mata seca no país, mas estima-se que, em Minas Gerais, esteja em apenas 3% do território total.
Em junho de 2010, esse ecossistema esteve no centro de uma polêmica, quando o deputado estadual Gil Pereira (PP) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado um projeto para desvincular a vegetação da lei que protege a mata atlântica. O Ministério Público interveio e arguiu inconstitucionalidade. Quase dois anos depois, porém, a mata seca permanece ameaçada pelas atividades carvoeira e agropecuária. (Iêva Tatiana)

0 comentários: