sábado, setembro 13, 2008

FURACÃO FAZ DO TEXAS 'ÁREA DE DESASTRE'

O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou o estado do Texas "área de desastre federal" neste sábado (13), depois da chegada à região do furacão Ike. A tormenta provocou alagamentos em vastas áreas do litoral, causou estragos e deixou cerca de 4 milhões de pessoas sem energia elétrica na região metropolitana da capital, Houston.
Ike perdeu intensidade depois de chegar ao continente, caindo da categoria 2 para a categoria 1 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Apesar disso, ele ainda representa riscos para o estado.
Na região metropolitana da capital, Houston, 4 milhões de pessoas estão sem energia elétrica, segundo a empresa CenterPoint Energy, responsável pelo fornecimento.
A tormenta chegou à ilha de Galveston, no estado do Texas, às 2h10 locais deste sábado (4h10 de Brasília), na categoria 2, com ventos de 175 km/h, mas perdeu intensidade, segundo os meteorologistas.
No boletim das 8h locais (10h de Brasília), foi registrado que o olho de Ike estava a cerca de 30 quilômetros de Huntsville, com ventos de 145 km/h, e movendo-se para o norte, para o interior do estado.
O furacão pode ter causado sua primeira morte nos EUA. Na cidade costeira de Corpus Christi, um homem de 19 anos desapareceu depois de ter sido atingido por uma forte onda em um cais, segundo a imprensa local.
O presidente dos EUA, George W. Bush, disse no sábado de manhã que o perigo representado por Ike ainda não havia passado. Ele disse que o governo iria monitorar o preço da gasolina para garantir que os consumidores não fossem enganados, e também que seria facilitado o processo para importação de petróleo.
Rastro de destruição
Fortalecido, o furacão Ike já vinha mostrando toda a sua força na costa do Texas. O fenômeno vinha provocando fortes chuvas e inundações e deixando um rastro de destruição no território norte-americano.

0 comentários: