domingo, fevereiro 08, 2009

AINDA NÃO SE SABE CAUSA DE QUEDA DE AVIÃO QUE MATOU 24

O Corpo de Bombeiros de Manaus retomou, na manhã deste domingo (8), os trabalhos de resgate para encontrar mais uma suposta vítima que estaria no avião que caiu no sábado (7) no Rio Manacapuru, no Amazonas. Foram confirmadas 24 mortes.
Apenas quatro pessoas conseguiram sobreviver à queda da aeronave Bandeirante, que ficou parcialmente submersa no rio. "Um ribeirinho que ajudou a resgatar os sobreviventes nos contou que viu uma pessoa ser levada pela correnteza. Iremos até o local que ele nos indicar para ver se encontramos mais alguém", afirmou o tenente do Corpo de Bombeiros de Manaus Marco Antônio Calmon Gama, que está coordenando os trabalhos de busca. "As equipes têm 30 homens: 10 mergulhadores e 20 bombeiros de superfície."
O número de vítimas resgatadas não bate com as informações passadas pelo piloto antes do acidente. De acordo com a Aeronáutica, ele afirmou que havia 20 pessoas na aeronave, entre passageiros e tripulação.
A empresa Manaus Aerotáxi, proprietária do avião da Embraer EMB 110 Bandeirante, prefixo PT-SEA, confirmou a morte de 24 pessoas e o resgate de quatro com vida. No entanto, a companhia diz que conversou com parentes dos passageiros e ninguém saberia de mais uma pessoa que poderia estar desaparecida.
A empresa divulgou o telefone (92) 3652-1620 para que as famílias das vítimas possam obter mais informações sobre o ocorrido. Em seu site, há uma nota de pesar às vítimas.
As quatro pessoas resgatadas com vida são: Yan da Costa Liberal, de 9 anos, Brenda Dias Moraes, 21 anos, Éric Evangelista da Costa, 23 anos, e Ana Lúcia Reis, 43 anos. Segundo Marcelo Alves Cabral, diretor do Hospital Regional de Manacapuru, onde eles foram atendidos, todos passam bem. "Eles tiveram apenas escoriações e estavam muito nervosos, mas conversando bem, não estavam em estado de choque. O Éric é quem teve um corte mais profundo nas costas, mas todos foram medicados e já liberados", afirmou Cabral. "Eles me contaram que ouviram quando um dos motores parou e a aeronave perdeu altitude, teria batido em alguma coisa e depois entrou de bico na água. Como eles estariam no fundo do avião, conseguiram se salvar saindo pela porta de emergência", contou Cabral.
O acidente
O avião decolou da cidade de Coari e, cerca de uma hora depois, caiu no Rio Manacapuru, próximo à ilha de Monte Cristo, na comunidade Santo Antônio, região da cidade de Manacapuru, por volta de 16h (horário de Brasília). Segundo a Aeronáutica, o piloto entrou em contato com a torre do aeroporto de Manaus e informou que voltaria para Coari por causa da forte chuva. Nesse momento, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) perdeu contato com a aeronave.
Ainda segundo o Comando da Aeronáutica, o avião desapareceu dos radares do controle aéreo a 20 minutos de chegar a Manaus. Segundo o 1º sargento do Corpo de Bombeiros de Manaus, Marimar Machado Marques, o piloto teria tentado fazer um pouso forçado no aeroporto de Manacapuru, mas caiu a cerca de 500 metros da cabeceira da pista, dentro do rio. Aproximadamente 40 homens da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha trabalharam nas buscas. Duas equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Manaus também foram deslocadas para o local. A chuva forte dificultou os trabalhos de resgate. O Comando da Aeronáutica informou que vai apurar as causas do acidente.

0 comentários: