segunda-feira, abril 13, 2009

GUARDAS MUNICIPAIS PARAM OLHO VIVO E AMEAÇAM GREVE

OLHO MORTO...
Durante 24 horas guardas deixarão de monitorar o Olho vivo

O prefeito Tadeu Leite terá amanhã, depois de completar o centésimo dia de governo em sua terceira administração, o primeiro teste de resistência a insatisfações emanadas da base do poder. Está programada para as 7h desta terça-feira, em frente à câmara municipal, manifestação reunindo todos os 96 guardas municipais de Montes Claros, que reivindicam melhores salários, estrutura de trabalho e valorização profissional.

Na noite de ontem, um dos líderes do movimento disse que a decisão de se concentrarem em frente à câmara foi tomada após incontáveis tentativas de audiência com o prefeito, via gabinete:

- Ali estão amontoadas mais de dez pessoas que não resolvem nada, ficam empurrando a gente com a barriga e não deixam o servidor falar com o prefeito.

A intransigência da secretaria municipal de Governo, segundo esse informante, que impede qualquer forma de diálogo, se junta às más condições de trabalho e à defasagem do piso salarial:

- Em 2003, quando a guarda foi criada, nós ganhávamos o equivalente a quase dois salários mínimo; hoje, o salário mínimo nos pegou, pois ganhamos pouco mais de 400 reais.

A primeira ação concreta do movimento é a paralisação por 24 horas, o que deverá parar também o sistema de segurança Olho vivo, que é monitorado pelos guardas municipais. Essa decisão jà foi comunicada às autoridades judiciárias e policiais pela AGMMC – Associação dos guardas mirins de Montes Claros. Não sendo estabelecido diálogo com o prefeito Tadeu Leite nesse período, será deflagrada greve da categoria, com a adesão prevista de 100%.

0 comentários: