sexta-feira, novembro 13, 2009

MENSALIDADE ESCOLAR VAI SUBIR ATÉ 10%


As mensalidades das instituições privadas de ensino devem ficar entre 4,5% a até 10% mais caras no ano que vem, em média, segundo sindicatos que representam escolas particulares em cinco estados do país e no Distrito Federal. Os reajustes superam a inflação oficial para 2009, prevista em 4,3% pelo Banco Central.
Foram consultadas entidades representativas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e no Distrito Federal. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia, também procurado, ainda não recebeu informações das instituições que representa. “Por enquanto sabemos apenas sobre duas escolas. Uma delas vai reajustar em até 10% e outra poderá chegar a 11%”, disse Natálio Dantas, presidente da entidade.
Embora as estimativas verificadas até agora nesses estados estejam na faixa média citada, há exceções. É o caso de Sandra Magalhães, que mora na capital paulista. Ela levou um susto ao ver que a mensalidade do filho mais velho subiu cerca de 20%. “Ele está saindo do ensino fundamental para o médio. Sabia que haveria reajuste, mas não de cerca de 20%”, disse. O valor da mensalidade da filha mais nova, que estuda na mesma escola localizada na zona sul da cidade, subiu 10%.
Ao passar do ensino infantil para o fundamental e deste para o médio, é comum que os reajustes sejam mais altos, informa Roberto Dornas, presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). No ensino médio há no mínimo cinco horas de aula a mais por semana. "Os salários dos professores são mais altos também", explica Dornas.

0 comentários: