quarta-feira, março 10, 2010

AFINAL DE CONTAS, ISTO É PÉ DE QUÊ?

No quintal pequeno tem planta de tudo quanto é tipo: “Limão, pinha, pitanga, uva, tomate, que é uma fruta também”, conta a artesã.
É na base da doação que a artesã Luci de Andrade Matos vai diversificando o pomar: “Às vezes eu peço a alguém uma mudinha e vou plantando uma semente”.

Mas nem sempre o presente vem de acordo com a encomenda. É um mistério de dar nó na cabeça até de gente que tem muita experiência no campo. Das supostas sementes de maracujá, nasceu uma planta trepadeira que deu folhas e flores muito parecidos com os da abóbora. Quando os primeiros frutos apareceram, aí é que a confusão ficou completa...
“Uns falam que é enxerto de bucha com maracujá, enxerto de bucha com bisnaga de salame e está aí essa fruta diferente”, conta a artesã Luci de Andrade Matos.
Fomos ao mercado central de Belo Horizonte atrás de ajuda. Ouvimos cada palpite: “bisnaga de salame, provolone”. Foi preciso dar mais pistas: é coisa que dá na terra, gente.

“Popularmente é conhecida como cruá, como melão caipira, melão tabô e também como beringela de cerca. É um fruto que lembra muito o melão, inclusive é da família do melão”, explica o coordenador técnico da Emater-MG Deny Sanabio.
Quanta curiosidade. Teve até fila para fazer o teste do paladar.
“Pode fazer suco dela com laranja. Bate junto com o suco de laranja que fica muito bom”, sugere um mineiro.

0 comentários: