terça-feira, maio 11, 2010

MOC PODE VOLTAR À ELITE DO FUTEBOL APÓS 12 ANOS

Com a decisão do TJD – Tribunal de justiça desportiva da FMF – Federação mineira de futebol, que tirou sete pontos do Mamoré, de Patos de Minas, o Funorte assumiu a liderança da chave C do módulo 2 do campeonato mineiro, na penúltima rodada. Poderá, assim, chegar ao módulo 1 em 2011.

A última vez que Montes Claros teve um representante no campeonato mineiro da primeira divisão foi há 12 anos, especificamente em 1998, quando teve o Montes Claros Futebol Clube na disputa e naquele ano o Bicho, como era chamado, foi rebaixado.
Depois disso, nunca mais os torcedores montes-clarenses tiveram um representante na elite do futebol mineiro. Em 1999, o Ateneu chegou a ser campeão da terceira divisão, mas a equipe não teve uma sequência, devido aos vários problemas financeiros. Tentou uma volta em 2001, mas novamente esbarrou no lado financeiro.

Em 2004, foi a vez do Montes Claros tentar uma volta na terceira divisão, mas não conseguiu se classificar e novamente desistiu de competir.
Em 2007, foi a vez do recém-criado Funorte entrar nessa briga. No seu primeiro ano, o time não foi bem e nem se classificou para a segunda fase da competição. No ano seguinte, o tricolor de Moc sagra-se campeão da segunda divisão do campeonato mineiro e garante o acesso para o módulo II. Em 2009, o Formigão faz um bom campeonato e, por um ponto, não consegue o acesso.

Neste ano, o time está muito próximo da primeira divisão. Mas sabe que terá muitas dificuldades. Além de ter que vencer a Tombense no próximo domingo, 16, às 16h, no estádio José Maria Melo, ainda precisa torcer para que o Itaúna não vença o Mamoré, em Patos de Minas, por uma diferença maior do que dois gols.
Além do Montes Claros, a cidade já teve também, em outros tempos, o Cassimiro de Abreu e o Ateneu na primeira divisão do campeonato mineiro. (Reportagem: Heberth Halley)

0 comentários: