segunda-feira, maio 31, 2010

UMA BRASILEIRA NO COMBOIO ATACADO NA FAIXA DE GAZA

O perfil dela no site de relacionamentos Facebook tinha uma mensagem em que ela fala sobre a viagem.

"Frota da Liberdade a caminho de Gaza, já assediada por navios e helicópteros israelenses enquanto em águas internacionais. Se Israel nos prender a todos, façam barulho!"

No início da tarde desta segunda, o perfil dela tinha várias mensagens de amigos querendo saber como ela está.

As informações sobre a tripulação do comboio ainda não estão claras.

As comunicações com os barcos foram cortadas logo depois do ataque, e os ativistas eram mantidos isolados dos jornalistas depois que as embarcações foram rebocadas para o porto israelense de Ashdod.

Helicópteros levaram os feridos para hospitais em território israelense, segundo as autoridades. Cerca de 136 ativistas teriam sido retirados dos navios, segundo os militares.

Dezesseis deles foram detidos por se recusarem a se identificar, segundo a polícia.

Eles terão a opção de escolher entre serem presos ou deportados.

Iara Lee é uma brasileira com ascendência coreana. Ativista e cineasta, ela é fundadora da Caipirinha Foundation, que apoia projetos a favor da paz e da justiça pelo mundo.

Atualmente, ela participa de várias iniciativas sob a coordenação da rede "Cultures of resistance", segundo biografia publicada em seu perfil no Facebook.

Enquanto morava no Líbano em 2006, Iara presenciou o bombardeio de 34 dias ao país pelas tropas israelenses. Isso a instigou a militar pela paz no Oriente Médio.

Em 2008, Iara viveu no Irã. Atualmente, ela trabalha no apoio a civis da Faixa de Gaza.

0 comentários: