terça-feira, agosto 24, 2010

DIFERENÇA HÉLIO COSTA-ANASTASIA CAI PARA 11 PONTOS

A primeira pesquisa de intenção de voto ao Governo de Minas Gerais publicada após o início do horário eleitoral gratuito, de autoria do Ibope, mostra que a diferença entre os candidatos Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB) caiu de 18 pontos percentuais para 11 pontos. O peemedebista continua liderando o levantamento com 38% da preferência dos eleitores. O tucano tem 27%. O número de indecisos é de 25%, mesmo percentual da pesquisa anterior, e aqueles que declararam voto em branco ou nulo somam 7%.

Em relação ao levantamento realizado no dia 30 de julho, último do Ibope antes do início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio, Costa caiu 1 ponto percentual enquanto o adversário, Anastasia, cresceu 6 pontos. A estratégia difundida pelo PSDB desde o começo da eleição é a de que o partido espera reverter o quadro desfavorável com o programa eleitoral, em que o ex-governador Aécio Neves (PSDB) aparece pedindo votos ao afilhado político. Já a campanha peemedebista espera manter a dianteira mesmo com a propaganda. A ideia é utilizar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da candidata presidencial Dilma Rosseff e do postulante a vice governador Patrus Ananias, todos filiados ao PT, para equilibrar a disputa na televisão e no rádio.

A pesquisa Ibope, divulgada hoje pela TV Globo, mostrou ainda que os candidatos Vanessa Portugal (PSTU), Luiz Carlos (PSOL) e José Fernando Aparecido (PV) aparecem com 1% das intenções de voto cada um enquanto Edilson Nascimento (PTdoB), Pepê (PCO) e Fabinho (PCB) não atingiram este percentual.

O Ibope também ouviu os eleitores sobre os candidatos ao Senado. Neste ano, Minas vai eleger dois senadores. O ex-governador Aécio Neves (PSDB) continua liderando a pesquisa. Tem 69% das intenções de voto. Atrás dele, com 43%, está o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que é apoiado pelo tucano. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), aparece na terceira colocação com 19% da preferência do eleitorado. Os indecisos somam 30%.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 18 e 20 de agosto e realizou 2.002 entrevistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 62810/2010.

0 comentários: