A vantagem do candidato ao Governo de Minas Gerais pelo PMDB, senador Hélio Costa, sobre o adversário do PSDB, governador Antonio Anastasia, é de apenas 5 pontos percentuais. Foi o que revelou pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Datafolha.
No levantamento, Costa aparece com 40% da preferência do eleitor, enquanto Anastasia tem 35%. É a menor diferença entre os dois medida pelo Datafolha. O número de indecisos caiu, mas permanece alto: 15%.
Todos os outros candidatos não passaram de 1% das intenções de voto. Aqueles que vão votar em branco ou anular o voto somam 4%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que não garante empate técnico entre os primeiros colocados.
Desde que teve início o horário eleitoral gratuito, no dia 17 de agosto, Anastasia tem crescido em todas as pesquisas de opinião. O penúltimo levantamento Datafolha, por exemplo, realizado entre os dias 23 e 24 de agosto, mostrava o tucano com 29% das intenções de voto contra 43% do peemedebista. A vantagem era de 14 pontos percentuais e agora já está em 5 pontos.
O Ibope já mostra empate técnico, com Anastasia à frente. Na última amostragem do instituto, realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, o governador obteve 35% da preferência do eleitor. Já Costa ficou 33%. Foi a primeira vez que um instituto conferiu dianteira ao tucano. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
PIMENTEL CRESCE PARA O SENADO
O Datafolha também divulgou pesquisa sobre as intenções de voto para o Senado
O ex-governador Aécio Neves (PSDB) continua liderando. Ele tem 64% das intenções de voto. No levantamento anterior, tinha 70%. Já o ex-presidente Itamar Franco (PPS) mantém-se estável com 44% da preferência dos eleitores. Neste ano, Minas Gerais terá direito a eleger dois senadores. Os eleitores terão então que votar em dois nomes.
A pesquisa Datafolha para o Governo e o Senado foi realizada nos dias 31 de agosto e 1 de setembro em 76 municípios. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais com o número 66737/2010.
0 comentários:
Postar um comentário