sábado, julho 23, 2011

FOI PIOR TRAGÉDIA DESDE A 2ª GUERRA, DIZ 1º MINISTRO

O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, classificou, neste sábado (23), de a “pior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial” o duplo atentado no país, com um balanço de pelo menos 87 mortos.
Stoltenberg fez a declaração em um pronunciamento à população nesta manhã, após a polícia ter indicado que 80 pessoas morreram na ilha de Utoya, atingidas por um atirador. “Foi um ataque ao paraíso da minha juventude, transformado agora em um inferno”, afirmou o premiê.
O ataque na ilha ocorreu por volta das 10h30 de Brasília, duas horas depois do atentado a bomba no complexo governamental de Oslo, que deixou sete mortos e 15 feridos.
O ministro da Justiça, Knut Storberget, num pronunciamento junto a Stoltenberg, confirmou as informações divulgadas pela polícia anteriormente, segundo as quais o suposto autor do massacre, detido após sua ação na ilha, é um norueguês de 32 anos com contatos com a extrema-direita.
Segundo a polícia, o suspeito tinha “ideias hostis ao islã”, como revelou um registro efetuado em sua casa, onde a polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã.
O suspeito, detido após o massacre na ilha e identificado pela imprensa como Anders Behring Breivik, agiu sozinho, segundo as investigações policiais em curso.
O rei Harald da Noruega classificou neste sábado de “tragédia imensurável”' o massacre desta sexta-feira (22) na ilha de Utoya, próxima a Oslo e o atentado na capital do país. “É importante manter-nos unidos nestes momentos”, afirmou.

0 comentários: