quinta-feira, julho 07, 2011

ÓCULOS BIÔNICO PODE DEVOLVER VISÃO A MUITA GENTE

Pesquisadores da Universidade de Oxford estão desenvolvendo um óculos que vai ajudar pessoas que são parcialmente cegas e até aos idosos, usando um sistema parecido com o Kinect da Microsoft. O sistema funciona com duas pequenas câmeras nas laterais dos óculos, de forma extremamente discreta, e ligar ambas em um computador que fica no bolso do usuário, que é do tamanho de um celular convencional.
Quando as câmeras percebem que há algo na frente do usuário, elas acendem luzes LED que ficam na parte traseira das lentes dos óculos formando o contorno do objeto, ajudando a pessoas que conseguem ao menos notar alguns detalhes do mundo e não são completamente cegos.
Além de alertar sobre o ambiente ao redor do usuário, os óculos também poderão ler placas de ônibus para que a pessoa possa andar sozinha em transportes públicos. A notícia boa é que estes óculos poderão chegar aos usuários já em 2014, após passarem por uma série de testes.
Estes óculos também pode auxiliar os idosos que já tem a visão prejudicada por conta da própria idade ou por doenças que acarretam a visão, como a catarata. Segundo informações do projeto, estes óculos não vão custar tão caro quanto você pode ter imaginado, o que é uma excelente notícia para quem realmente precisa dele. (André Fogaça)

0 comentários: