terça-feira, maio 15, 2012

MARIPOSA FAZ TODO MUNDO COÇAR-SE EM MIRABELA

Há uma semana, 60 moradores de Mirabela, a 66 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas, apresentam coceiras, manchas e erupções na pele. A situação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. As causas do surto, que superlotou o Hospital São Sebastião, ainda são desconhecidas. A suspeita é de que a coceira seja reação a um pó liberado por mariposas, conhecidas como borboletas brancas.
A Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde de Januária foi acionada para investigar o fato e deve mandar, nesta terça-feira (15), uma equipe à cidade, conhecida como a capital mineira da carne de sol.
O coordenador municipal da Vigilância Epidemiológica, Deividson da Costa Santos, disse que os moradores começaram a apresentar os sintomas há sete dias. Segundo ele, no mesmo período as casas destas pessoas teriam sido invadidas por uma pequena mariposa marrom.
O inseto estaria aparecendo no momento em que se acende a luz das residências. Ele solta um pó que, em contato com a pele, causaria as coceiras, manchas e erupções.
Os médicos de Mirabela estão receitando medicamentos à base de cortisona para tratar adultos e crianças. Muitos pacientes têm apresentado recuperação imediata. Outros, porém, continuam com os ferimentos.
A montes-clarense Geralda Maria esteve em Mirabela no fim de semana. Ela ficou com o corpo cheio de manchas. A mulher voltou para Montes Claros e vai procurar um especialista. Ela não conseguiu trabalhar ontem, segunda-feira. (Girleno Alencar)

0 comentários: