terça-feira, maio 15, 2012

GAROTO COM PERNAS DE ELEFANTE DESAFIA A MEDICINA

Uma doença, ainda sem cura, vem ameaçando a vida do jovem Vicente Oketch, de 10 anos, que mora em Kampala, na Uganda. O garoto tem um problema linfático que faz suas pernas incharem. Chegou-se a cogitar elefantíase e deformidades na pele, mas os testes apontam uma infecção que vai “corroendo” sua epiderme, o que gera um diagnóstico confuso, conforme noticiou o “The Sun”.
A doença deixou o jovem com o quadril deslocado e com os tornozelos quebrados. Como não consegue andar e o quadro infeccioso ainda não é descartado, pode ser que o garoto precise amputar as pernas para salvar sua vida.
O médico Isaac Osire, que dirige uma organização que ajuda crianças de vilas pobres a receber tratamento médico, está pedindo ajuda para o garoto. “O caso é extremamente complexo e nós gostaríamos de descobrir se há alguma coisa que possa ser feita para salvá-lo”, afirma.
Segundo o pai de Vicente, Tito Opoya, os sintomas começaram a aparecer quando o garoto tinha 1 ano e meio. A falta de dinheiro retardou um tratamento e, como as pernas alcançaram um tamanho desproporcional, o garoto é obrigado a usar vestidos ou saias. “Ele realmente fica chateado porque tem que usar rosa e os outros garotos riem dele. Ele é pequeno, mas suas pernas são muito pesadas e pesam mais do que ele”, lamentou o pai do jovem.

0 comentários: