segunda-feira, dezembro 17, 2007

RICARDO BERZOINI REELEITO PRESIDENTE NACIONAL DO PT

O deputado federal Ricardo Berzoini foi reeleito presidente nacional do Partido dos Trabalhadores para o biênio 2008/2009. Após a definição da terceira parcial das apurações da eleição, o candidato Jilmar Tatto ligou para Berzoini e o cumprimentou pela vitória. A votação do segundo turno foi realizada no domingo, 16.
A secretaria nacional de organização do PT divulgou a primeira parcial da apuração dos votos para a presidência do partido que aponta o deputado federal Ricardo Berzoini com 62,16% dos votos válidos. Até as 21h foram contabilizados 75.560 votos - 34% do total estimado de participantes do segundo turno.
O deputado federal Jilmar Tatto aparece com 27.666 votos (37,84%) dos votos válidos. Brancos e nulos somam 2.451. O total de votos apurados refere-se a 796 municípios de todo o país.
No primeiro turno do PED (Processo de eleição direta) realizado no último dia 2 - quando 326.147 petistas foram às urnas para escolha dos dirigentes do partido para os próximos dois anos - Berzoini ficou em primeiro lugar com 43,42% dos votos e Tatto em segundo, com 20,25%.
Tatto recebeu o apoio de Valter Pomar e Gilney Viana, ambos derrotados no primeiro turno da disputa. Berzoini, atual presidente do PT, não recebeu apoio oficial de nenhum dos oponentes, mas tem o voto de figuras importantes do PT. A mais famosa dela é a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além da presidência nacional, estão em disputa neste segundo turno a direção de 10 diretórios estaduais: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
A posse do novo presidente está marcada para os dias 25 e 26 de janeiro, em Brasília.

0 comentários: