sábado, maio 17, 2008

XISTOSE ASSUSTA DISTRITO DE PEDRA PRETA

Por Samuel Nunes

A reportagem acompanhou traabalho de profissionais de saúde da Fiocruz de Belo Horizonte. Eles estão no Distrito de Pedra Preta pesquisando o risco de esquistossomose nas mais de 150 famílias que residem na localidade no município de Montes Claros.
Da capital mineira participam da pesquisa de campo os médicos Martin Enk (foto), Cristiano Massaro e Áureo Almeida de Oliveira. A Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros é representada pela veterinária Nídia Figueiredo Carneiro e Fábio Ribeiro.
Segundo a veterinária, para a realização dessa pesquisa foi montada uma estrutura, ou seja, um laboratório improvisado com o que há de mais moderno no diagnóstico de esquistossomose.
TÉCNICAS
Martin Enk salienta que foram utilizados três tipos de técnica voltados para exames de urina, sangue e fezes, que serão levados para BH e, no prazo de dois meses, a comunidade terá acesso aos resultados da pesquisa.

– É relevante lembrar que o que acontece aqui em Pedra Preta pela Fiocruz, em parceria com o Centro de controle de zoonoses, tem dois objetivos: social e pesquisa de campo. Tudo é feito na prática, com apoio da comunidade, que aceitou bem esse trabalho.
Para o casal Perci Roberto Ribeiro e Conceição Anália Lima, a prevenção é um fator necessário no combate à doença.
POSTO
De acordo com Célia Soares, presidente da Associação de mulheres trabalhadoras rurais da agricultura, em Pedra Preta a comunidade ingere água de um posto artesiano, contudo, essa água não é tratada, sendo um fator de risco para a xistose. Afirma ainda que tanto crianças quanto adultos têm contato com a água de um rio que passa próximo à comunidade.
- É comum encontrar caramujos, sendo este também um fator de risco para se contrair a esquistossomose – informa
Ela conta que no mês de junho de 2007 foi pedido à administração municipal um posto artesiano que atenda à comunidade com água tratada, mas até o momento esse pedido não foi atendido.

1 comentários:

Unknown disse...

eu Ranielly fonseca que moro agora em belo horizonte venho por meio de lhes agradecer pelo maravilhoso trabalho que vcs tem feito nessa comunidade que tanto precisa de gente assim para termos um mundo melhor .parabens a todos da fiocruz