segunda-feira, junho 23, 2008

SOBREVIVENTES EM NAUFRÁGIO: SEM CHANCE

As equipes de resgate têm poucas esperanças de encontrar mais sobreviventes do naufrágio de um barco com mais de 800 pessoas a bordo na região central das Filipinas. A embarcação virou no sábado (21) em decorrência das tempestades provocadas pela passagem do tufão Fengshen.Nesta segunda (23), mergulhadores preparavam-se para drenar o casco da embarcação para ver se haveria sobreviventes em eventuais bolsões de ar formados ali dentro. Até agora, segundo as equipes de resgate, pelo menos 50 pessoas foram achadas com vida, e 20 corpos foram recuperados. Muitos dos sobreviventes conseguiram nadar até ilhas próximas.
Um porta-voz da Marinha afirmou que as equipes de resgate aproximaram-se da embarcação no domingo à tarde. "Nós nos aproximamos do casco do navio, chegamos perto dele e então batemos nele a fim de darmos sinais para as pessoas que estejam eventualmente dentro dele", disse o tenente-coronel Edgard Arevalo. "Infelizmente, não houve resposta. Tememos que não haja vivos ali dentro."
O barco Princess of Stars havia zarpado sábado (21) de manhã do porto de Manila, com destino a Cebu, mas ficou encalhado na metade do caminho e sem comunicação com terra.
Viagens suspensas
O governo filipino suspendeu até nova ordem as viagens de todos os navios da empresa proprietária do barco. A subsecretária de Transportes, Elena Bautista, responsabilizou a companhia proprietária, a Sulpicio Lines, pelo naufrágio dol Princess of the Stars. "Definitivamente, a Sulpicio Lines é a responsável pelo acidente", disse. A presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, exigiu explicações para saber como o ferry recebeu autorização para sair de Manila, apesar da ameaça de tufão. Um porta-voz da Sulpicio Lines se negou a comentar o acidente com a justificativa de que a empresa está concentrada na busca de sobreviventes. A companhia tem 22 navios de transporte de passageiros e carga.
As autoridades confirmaram ainda que subiu para 224 o número de mortos em inundações e deslizamentos de terra pelo país, e que 374 pessoas estão desaparecidas desde que a tormenta atingiu o país.

0 comentários: