domingo, agosto 10, 2008

MENINAS DO BRASIL FAZEM BONITO EM PEQUIM

Independentemente de medalhas, a seleção feminina de ginástica artística pode se orgulhar de fazer história em Pequim. Pela primeira fez, o time se classificou para a final por equipes. A estreante Jade Barbosa fez bonito e se garantiu em duas decisões: individual geral e salto. Ana Cláudia Silva também vai brigar por uma medalha na disputa com todos os aparelhos. Daiane dos Santos, por sua vez, terá a chance de exorcizar o fantasma de Atenas-2004 com uma nova participação na final do solo.
A final por equipes será realizada na próxima terça-feira, às 23h15m (horário de Brasília). Na sexta-feira, Jade e Ana Cláudia disputam o individual geral. A primeira e Daiane dos Santos competem no salto e no solo, respectivamente, no próximo domingo, assim como Diego Hypolito, classificado para a decisão no solo.
O time formado por Ana Cláudia Silva, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Laís Souza somou 233.800 pontos e ficou no sétimo lugar entre as oito classificadas. Daiane surpreendeu e foi a quinta melhor do dia no solo. Jade, por sua vez, foi a sétima no salto e 12ª colocada na disputa individual geral. Ana Cláudia ficou na 28ª colocação, mas conseguiu a vaga entre as 24 classificadas graças ao critério que não permite a participação de mais de duas ginastas de um mesmo país nas finais.
Ao som de "Brasileirinho", Daiane arranca aplausos da torcida A seleção brasileira começou pelo solo sua participação na fase classificatória. Após sofrer com as lesões em 2007, Daiane dos Santos mostrou que ainda continua reinando no aparelho.
De volta à música que a consagrou, "Brasileirinho", a gaúcha arrancou aplausos da platéia com sua impulsão e conseguiu a nota 15.275, garantindo seu lugar na final do aparelho pela segunda vez consecutiva nos Jogos (em 2004, favorita ao ouro, a ginasta decepcionou ao ficar em quinto lugar).
Jade, que também buscava uma vaga na decisão, não mostrou o temido nervosismo em sua estréia nas Olimpíadas, mas pecou na execução de sua série e não conseguiu se classificar com a nota 14.900. Ainda assim, somou pontos importantes para a equipe, assim como Ana Cláudia Silva e Ethiene Franco.
No salto, o time verde-amarelo conseguiu seu melhor desempenho. O destaque foi Jade Barbosa, que pisou fora da linha em seu primeiro salto, mas conseguiu a nota 15.100 (que contou para a equipe). Na segunda apresentação, a ginasta somou 15.000 pontos. Com a média entre os dois, 15.050, garantiu o sétimo lugar do dia e se classificou para a final.

0 comentários: