O Décimo Batalhão de Polícia Militar foi criado pelo Decreto 977 de 25 de setembro de 1.937, com o nome de 10º Batalhão de Caçadores Mineiros, sendo o governador do Estado o Sr Benedito Valadares, e o Comandante Geral o Sr Coronel Alvino Alvim de Menezes. A princípio sua sede foi na capital do Estado, sendo posteriormente transferido para a cidade de Muzambinho, no sul de Minas. Em 1947 foi extinto o 10ºBCM e em seu lugar criou-se o Corpo de Serviços Auxiliares.
Pela Lei 1.402, no seu artigo 3º, de 29 de dezembro de 1955, no governo do Excelentíssimo Sr José Francisco Bias Fortes, criou-se o 10º Batalhão de Infantaria, sendo Comandante Geral da Polícia Militar Sr Coronel Manoel Assunção e Souza.
Em 1956, contando com a participação do Ten Cel Geraldo Tito da Silveira, o 10º BI foi instalado
Em 1957 recebeu o nome de Décimo Batalhão de Polícia Militar e é encarregado do restabelecimento e da manutenção da ordem pública em quase todo norte mineiro.
Aos três dias do mês de outubro de 1.964, deu-se a instalação do 10º BI na atual sede da Unidade, estando sob o Comando do Sr Cel Georgino Jorge de Souza.
Hoje, dia 28 de julho de 2009, o 10º BPM está completando 53 anos de existência e é um verdadeiro exemplo, por ter em seus quadros uma equipe de trabalho de alto nível, Oficiais e Praças, que contribuem, com excelência, para a melhoria da qualidade de vida da população, inovando as técnicas, as operações e a interação com a comunidade, e também, por acompanhar a evolução das mudanças ocorridas na sociedade, aprimorando sua atuação, na busca constante pela prestação de bons serviços.
0 comentários:
Postar um comentário