quarta-feira, julho 29, 2009

LIVRO DE PETRÔNIO NA TELINHA DA GLOBO

Por telefone, após contatos buscados na secretaria municipal de Cultural e no Café Galo, por interferência do escritor e repentista Teo Azevedo, o diretor Humberto Pereira, da Globo Rural de Televisão, comunicou ao escritor Petrônio Braz, colaborador de A PROVÍNCIA, a realização de um documentário sobre a vida de Antônio Dó, fundamentado no seu livro Serrano de Pilão Arcado – A saga de Antônio Dó.

Segundo opinião do diretor Humberto Pereira, o livro de Petrônio Braz mostra com clareza o lado social da vida do lendário personagem norte mineiro.

Há pouco tempo a Rede Globo, sob a direção de Pedro Bial, montou um documentário sobre o livro Grande Sertão:Veredas, de Guimarães Rosa, e agora é a vez de Serrano de Pilão Arcado... O livro de Rosa é uma ficção em cenário real, enquanto o de Petrônio Braz é um romance histórico com personagens e cenário reais.

Segundo o diretor, o documentário dará uma dimensão nacional ao livro de Petrônio, abrindo caminho para uma futura minissérie, a exemplo da trilogia O tempo e o vento de Érico Veríssimo, que resultou na minissérie “Casa das sete mulheres.

O livro de Petrônio Braz é também uma trilogia que retrata uma época do processo cultural evolutivo do Norte de Minas.

0 comentários: