quarta-feira, julho 01, 2009

LEITOR DENUNCIA AGRESSÃO À NATUREZA

Senhor editor,

Cordiais saudações;

O desrespeito ao meio ambiente se torna evidente, claro, desumano, irresponsável... Enfim, não faltam palavras para descrever tal atitude do animal racional homem, porque Ser Humano é preocupar-se com o amanhã meu, seu, dos filhos, netos, bisnetos, vizinhos, amigos, desconhecidos, enfim, usar da propriedade, do discernimento, da necessidade, possibilidade e obrigação.

Já ouvi várias vezes, “(...) se eu não sujar não vai precisar de gari, então ficariam desempregados”... Ignorância pura, que nem cabe comentário. Exemplo disso que exponho aqui é a atenção e o respeito dos cidadãos e frequentadores do cartão postal “natural” de nossa cidade, a lagoa do Interlagos, conhecida popularmente como Lagoa da Pampulha, devido ao nome do bar e restaurante do conhecido Sidnei que fica na orla ter esse nome.

É triste vermos como tudo começa a acabar: entulho, garrafas plásticas, sacolas, materiais que demoram 300, 500, 1.000 anos para se decomporem, sem contar o sabão, detergente, produtos químicos e óleo dos carros e motos que são lavados diariamente nas rampas destinadas à descida dos jet skis e barcos de pessoas que gostam e cuidam do lugar para se distrair e curtir o visual maravilhoso do lugar, que carece de uma atenção do poder público, que às vezes se mostra indiferente com a degradação contínua do lugar.

Esse mesmo lixo que entope bueiros e alaga ruas, transborda nossos córregos e gera um custo muito maior para os munícipes e o município. Um ponto com tudo para ser referência na cidade, a implantação de um calçadão e arborização em toda a orla, favorecendo a instalação de pontos de entretenimento e de área para as caminhadas diárias de muita gente frente a muito verde e água que consegue refrescar a cabeça de todos.

Fica aqui meu depoimento, indignação e sugestão.

Obrigado pela oportunidade e, caso seja possível, favor publicar.

Atenciosamente,

Emerson Soares da Fonseca

Administrador de Empresas

2 comentários:

Anônimo disse...

EU REALMEMNTE FICO EM DÚVIDA SE O QUE LEVA SERES HUMANOS (NEM TÃO RACIONAIS)A TER ESTE COMPORTAMENTO QUE EM 1º LUGAR É CONTRA A NATUREZA E EM 2º LUGAR É CONTRA ELE MESMO. NA CASA EM QUE ELE VIVE SERÁ QUE ELES DEIXAM O LIXO NA COZINHA, NOS QUARTOS, NA GRAMA, NOS JARDINS DE SUAS CASAS ? SÃO OS LEGÍTIMOS "SUGISMUNDOS". SERIA REVOLTA CONTRA A SOCIEDADE ? OU BURRICE MESMO ?

Emerson disse...

Hoje temos um agravante! Apesar da placa instalada pela prefeitura pra que não se lave carros, motos e afins na lagoa, o derrespeito é tamanho que utilizam a placa para secar os tapetes ou panos da limpeza. Parece até brincadeira, mas não é. Seria interessante de algem da ANA, Polícia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Papai Noel ou sem lá quem podesse coibir esse ato criminoso que está matando nossa lagoa. Abraços