segunda-feira, agosto 31, 2009

PREFEITURA x PT: A ELEIÇÃO DA BAGUNÇA

Foi realizada no último sábado, na Câmara Municipal, a eleição do DEMC - Diretório dos Estudantes de Montes Claros. Participaram da disputa as chapas "DEMC para todos", ligada a administração municipal, e “É pra lutar!”, ligada ao PT e ao PSOL.

O Congresso foi marcado por tumultos. De acordo com testemunhas integrantes da Chapa “É pra lutar!” tentaram impedir o registro dos delegados na comissão eleitoral e desta forma impossibilitar a realização da eleição. A chapa “DEMC para todos” resistiu e houve agressões. A Polícia Militar e a guarda municipal foram acionadas.

Após a ação policial, o congresso foi realizado sem a presença dos integrantes da Chapa 2, que decidiram deixar a Câmara Municipal devido as irregularidades. Apenas 36 dos 53 delegados eleitos em 20 escolas compareceram ao congresso. Cada delegado representou, conforme o regimento, 500 alunos matriculados.

O resultado das eleições deu a vitória para a Chapa 1 com 35 votos, o que equivale a 97,2% dos votos válidos.

De acordo com Rodrigo Guimarães Barros, presidente eleito, os debates ocorreram com tranquilidade após a ação da polícia e a eleição obedeceu, rigorosamente, o que estava previsto no edital.

Já Fábio Neves, candidato a tesoureiro da Chapa 2, afirma que as irregularidades começaram desde o início da campanha para eleger os delegados nas escolas. “Eles pegaram os nomes de estudantes no corredor sem passar pela avaliação do Grêmio Estudantil, o que compromete o processo de eleição. Houve até promessa de churrasco em sítio para os estudantes que votassem na chapa deles. Nós vamos juntar todas as provas e acionar a Justiça.” – afirma Fábio.

Com relação ao tumulto, Fábio nega as acusações de que integrantes da chapa 2 teriam começado a briga. “A gente só solicitou a conferência de dados dos delegados. Pedimos que eles apresentassem a identidade. Não começamos o tumulto.” – defende o estudante.

A nova diretoria deverá tomar posse até o dia 09 de setembro, conforme previsto no estatuto. A solenidade será na Câmara Municipal de Montes Claros. (Reportagem: Fabíola Dourado)

0 comentários: