quinta-feira, setembro 24, 2009

DESEMPREGADO ACHA 5 QUILOS DE OURO

O museu de Birmingham e autoridades locais do condado de Staffordshire anunciaram nesta quinta-feira (24) a descoberta de um tesouro arqueológico que pode ser o mais importante já encontrado pertencente à civilização anglo-saxônica, um povo germânico que habitou a Inglaterra entre o século 5 e o ano de 1066. O aspecto inusitado é que a descoberta não foi feita por uma equipe de especialistas, mas sim por Terry Herbert, um desempregado de 55 anos de Burntwood, em Staffordshire.
Segundo o jornal britânico The Times, Herbert é um caçador de tesouros há 18 anos e encontrou os objetos em uma fazenda perto de sua casa. São mais de 1,5 mil peças militares, como capacetes e adornos de espadas e escudos, que aparentemente foram fruto de um saque ocorrido após uma grande batalha. No total, são 5 quilos de ouro e 2,5 quilos de prata. O processo de avaliação das peças, feito por uma Comissão de Avaliação Tesouro, deve demorar pelo menos um ano para ser encerrada. Depois disso elas serão colocadas à venda e o dinheiro deve ser repartido entre Herbert e o dono da fazenda.

De acordo com o jornal, 5 quilos de ouro valem atualmente cerca de £ 100 mil (ou R$ 288 mil), mas se for considerado o valor histórico dos objetos, a bolada que Herbert vai receber deve ser muito maior. Em 2007, afirma o jornal, o Museu Britânico pagou £ 125 mil (R$ 360 mil) por um único conjunto de peças semelhantes e da mesma época das encontradas por Herbert. Segundo Michael Lewis, diretor do departamento de Antiguidades Portáteis do Museu Britânico, alguns dos itens achados são únicos e não podem nem ser comparados em termos de valor a outros objetos achados anteriormente.

Aparentemente o valor dos objetos será muito alto, e por isso o museu de Birmingham, o museu Potteries e o condado de Staffordshire estão considerando comprar as peças em conjunto.

Terry Herbert disse que encontrar estava em seu destino encontrar as peças. "Eu sempre digo quando vou começar as buscas: 'espíritos do passado, me levem para onde as moedas aparecem', mas naquele dia eu troquei moedas por ouro", afirmou. "Não sei porque disse aquilo, mas talvez havia alguém ouvindo e me levou para lá. Ou talvez isso tinha que acontecer e meu nome estava escrito naquele ouro. Não sei", afirmou.

0 comentários: