terça-feira, outubro 13, 2009

LULA E DILMA VEEM RIO, DESCASCAM PEPINO


Sob o pretexto de visitar canteiros de obras da transposição do rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai colocar o pé na estrada. Mas a missão não declarada é resolver os imbróglios das alianças para a eleição presidencial de 2010, mas cuja realidade política ainda é um problema para os planos do presidente de emplacar a ministra Dilma Rousseff como sucessora.

EM MINAS

O presidente e sua candidata à sucessão, acompanhados do governador Aécio Neves e do ministro Geddel Vieira Lima, irão percorrer as obras da transposição em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira. Durante as visitas aos municípios de Pirapora e Buritizeiro, no Norte do estado, eles pretendem manter conversas sobre as divergências entre petistas e peemedebistas. No segundo maior colégio eleitoral do país, a ameaça do PMDB de lançar o ministro das Comunicações, Hélio Costa, ao governo atrapalha a aliança com o PT, que pretende decidir se lança ao Palácio da Liberdade o ex-prefeito Fernando Pimentel ou o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. Lula já iniciou as conversas com os mineiros, mas um acordo ainda parece um objetivo distante.
NA BAHIA
Logo após, na Bahia, Lula e comitiva visitarão o município da Barra, no Oeste do estado. A agenda oficial prevê passeios às obras de revitalização. Mas, é na agenda extra oficial que ambos irão concentrar esforços. É que a Bahia vive um confronto entre PT e PMDB, considerado um obstáculo à aliança nacional dos dois partidos. O PT estadual quer reeleger o governador Jacques Wagner e já anunciou que não abrirá mão dessa candidatura. Enquanto isso, os peemedebistas já anunciaram que pretendem lançar o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para concorrer à vaga.
A missão da dupla Lula-Dilma será oferecer um plano alternativo à candidatura de Geddel. Deputados do PMDB acreditam que o ministro aceitaria, por exemplo, a indicação para uma vaga no Senado, desde que sua eleição tenha amparo suprapartidário a ponto de garantir a vitória. O problema é que o PT baiano anunciou a intenção de lançar o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, para o cargo de senador. A esperança dos que ainda apostam na aliança entre PT e PMDB é que Lula consiga intervir nas articulações estaduais com um jogo de cintura suficiente para não desagradar ninguém.
CONTROVÉRSIA
A transposição do rio São Francisco é uma discussão antiga no governo federal e teve início em 1985. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso ganhou força e visibilidade. Também começou a despertar polêmicas. O projeto de transposição do rio São Francisco consiste na transferência de águas para abastecer pequenos rios e açudes da região Nordeste que possuem um déficit hídrico durante o período de estiagem. O problema é que especialistas divergem sobre os impactos dessa transposição. Os que são contrários afirmam que a obra - já orçada em R$ 5 bilhões - vai deteriorar ainda mais o rio e atender a apenas 0,3% da população que das regiões. (Reportagem: Izabelle Torres)

1 comentários:

Colaborador disse...

Em Minas Gerais, o Governo e a sociedade organizada conseguiram recuperar a Bacia do Rio das Velhas. Isso sim é um projeto de tratamento de água bem feito. O investimento do Governo de Minas foi de R$ 1,3 bilhão. O dinheiro foi bem administrado e agora as águas do Rio das Velhas voltaram a ficar limpas. Até o ano que vem, mais de 80% do esgoto vai ser tratado e as águas estarão limpas para nadar, pescar e navegar. Vídeo mostra mais resultados deste projeto incrível. http://www.youtube.com/watch?v=-CvHMm0K1-g