quinta-feira, outubro 15, 2009

PERDE 5 FILHOS E FAZ FILME SOBRE A AIDS

No quintal da casa de Teresa, de 70 anos, estão enterrados os corpos de seus cinco filhos - vítimas da Aids.

Teresa tem 70 anos e cuida de dez netos órfãos. Maria Gorete tem 13 e desde a morte dos pais cria os três irmãos mais novos. Em comum elas carregam, além das famílias destruídas pela Aids, a falta de perspectiva que as une a outros milhões de africanos - 22,5 milhões de portadores do vírus estão na África Subsaariana (grupo de países africanos que fica ao sul do deserto do Saara).
A realidade dessas mulheres de Uganda faz parte do documentário "Unbreakable Chain: The Effects of HIV on Families", produzido pela jornalista brasileira Fernanda Pires.
Radicada em Michigan, nos Estados Unidos, a jornalista conta que o projeto apenas foi possível graças ao auxílio de Naomi Corera, diretora da fundação Children Waiting Everywhere, que ajuda crianças de Uganda e do Quênia.
Fernanda partiu para Uganda apenas com o dinheiro da passagem, cerca de U$ 2 mil, arrecadados na Universidade de Michigan. O equipamento de filmagem era emprestado.
Hospedagem e alimentação, só conseguiu graças ao trabalho de Naomi, nascida no Sri Lanka e que pelo menos duas vezes por ano vai para a África acompanhar a evolução dos projetos de sua fundação. Assim como a maioria das outras entidades que auxiliam o continente, a Children Waiting Everywhere é uma fundação de orientação religiosa.
A maior parte do documentário foi filmado em Fort Portal, cidade a cerca de 300 quilômetros da capital de Uganda, Kampala. “A miséria toma conta da população”, diz Fernanda.

1 comentários:

Anônimo disse...

Aids: um tema instigante... Quando não dizima famílias inteiras, como esta da reportagem, na África, ela torna-se, como tem sido tratada por alguns estudiosos do tema, uma doença crônica (tendo em vista os avanços da ciência de remédios...). Tenho estudado a Aids em um grupo específico da população, no sentido da cronicidade do agravo. Parabéns sempre pelo caráter informativo do blog.