quarta-feira, fevereiro 17, 2010

MOC: O PIOR CARNAVAL DO NORTE DE MINAS

Destaque da Bramoc: apoio total da prefeitura de Brasília de Minas para o melhor desfile do interior de Minas.

Na tentativa de resgatar o esplendoroso carnaval de rua 22 anos depois, a prefeitura de Montes Claros corre o risco de enterrar uma das mais tradicionais festas populares do país em pleno sertão de Minas. Por falta de organização, criatividade, e por contenção exagerada de despesas ou simples incompetência, a administração Tadeu Leite ofereceu, de sábado a terça-feira, um verdadeiro festival de desrespeito ao público e aos esforçados carnavalescos, no que seria a volta do carnaval de época.

Passando de prefeito para secretário, deste para o adjunto e deste para meia dúzia de xeretas de gabinete, a organização do carnaval de rua pecou justamente pela desorganização... O público, comprimido entre arquibancadas escuras e um fiapo de passeio, compareceu por absoluta falta de opção carnavalesca numa cidade de 360 mil habitantes e polo regional de desenvolvimento. Tudo bem ao estilo de mau gosto e pão-durismo da administração Tadeu Leite, presente em praticamente todas suas obras.


Os foliões em Janaúba se refrescavam ora no Rio Gorutuba ora nas duchas espalhadas pela praia Copo Sujo.

Ao contrário, cidades bem menores, como Bocaiuva, Janaúba, Grão Mogol e Brasília de Minas, deram show de planejamento e participação do poder público. Bandas inclusive da Bahia foram contratadas para manter a alegria dos foliões até o amanhecer do dia. Assim, os moradores não foram obrigados a apenas bater palmas ou vaiar, como acontecia em Moc, sem direito ao ritmo alucinante do samba no pé.

O destaque maior ficou por conta de Brasília de Minas, que colocou na rua todo o luxo e criatividade do verdadeiro carnaval de época. As escolas de samba Bramoc e Jacarezinho capricharam na construção de figurinos, carros alegóricos e composição de alas e baterias, semelhante ao que se faz nas metrópoles. Para isso, a prefeitura deu a cada escola verba de R$ 60 mil, bem mais do que os 7 mil reais liberados em cima da hora pela administração Tadeu Leite, para cada bloco, forçando seus coordenadores a fazer das tripas, coração...

A esperança é de que uma próxima administração não se limite a copiar (mal) o que fez a anterior, só que em época diferente e, por isso, com o nome temporão. Nada diferente do carnaval-bombástico anunciado insistentemente pelo locutor oficial.

A exemplo de outras cidades da região, a prefeitura de Bocaiuva contratou bandas da Bahia para alegrar o povo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aplausos ao corajoso Reginauro... O carnaval de Montes Claros foi e realmente foi-se. Vechame, Vechame Vechame, uma vizinha que assitia junto comigo da janela do meu AP, disse: Alguém tem que fazer alguma coisa, gasta-se tanto com o AFUDABEM, porque eles não desfilaram então?... Fiquei sem respostas. Cadê o Ministério Público de Montes Claros???? Ou ainda o churrasco tá mandando???...!!!

Anônimo disse...

Nossa reginauro vc falando mal(a verdade) sobre a incopetencia de tadeu e compania o que esta acontecendo em moc city?
abraços
Alexandre Fudaum

Alberto Bouchardet disse...

Passei de relance no que seria o último dia de carnaval em Montes Claros. Fiquei indiquinado, principalmente depois de estar presente no 1º dia do carnaval de rua de Brasilia de Minas.Adorei.
As duas escolas, Jacaré e Bramoc, deram um senhor presente aos brasilminenses e aos visitantes. Fiquei admirado com a organização e com os trabalhos dos carnavalescos.

Nalva Martins disse...

Não concordo quanto ao público que compareceu...as arquibancadas estavam cheias e a pista tb,,,tanto que o povo mal educado ficava impedindo o desfile de acontecer..tinha muita gente muita mesmo...AS escolas ou blocos, sei lá...estavam horrivéis, terrivéis...mal vestidos sem sincronia...sem criatividade...sem nada...um terror...nenhuma alegoria nada...passistas que achavam que o samba estava na bunda e não no pé. o Feijão mereceu o primeiro lugar entre as piores foi a menos pior...a vila onde me criei e vi a academia da vila em várias ocasiões estava simplesmente cruellllll..arrggg...não merecia o segundo lugar Tambor e Lata se apresentou melhor e com mais criatividade...UMa vai bem grande para os organizadores e VIVA O POVO E SuA CORAGEM!