sábado, fevereiro 20, 2010

MULHER ACHA GAMBÁS DENTRO DE EDÍCULA

Em Piraju, a 334 km de São Paulo, uma moradora levou um susto ao encontrar uma família de gambás dentro de casa. Na hora de limpar a edícula (*) da casa, ela deu da cara com os animais, escondidos em uma prateleira. “Eu fui fazer faxina e escutei barulho. Assustei e saí correndo. Daí, chamei o bombeiro. Eu ainda não tinha visto. Assustei bastante”, contou a dona de casa.

A fêmea de gambá e os seis filhotes foram capturados pelos bombeiros e colocados em uma caixa. Acuada, a mamãe rosnava na tentativa de defender a cria. Para ficarem mais protegidos, os animais foram levados pelo Corpo de Bombeiros para serem soltos no habitat natural deles, uma reserva ambiental que fica às margens do Rio Paranapanema.

“Na verdade, a gente que entrou no habitat deles. Daí a gente faz a retirada e traz eles para cá. Aqui, ele encontra árvores para se abrigar e poder ficar tranquilo”, disse o soldado dos bombeiros Hélio Maranho.

Quando a caixa foi aberta, a gambá saiu brava e logo foi em direção à mata, carregando nas costas meia dúzia de filhotinhos. E foi assim, unida, que a família seguiu de volta para a verdadeira casa.

...

O QUE É UMA EDÍCULA

Edícula (que significa algo como pequena edificação em latim) é uma palavra que em seu significado comum no Brasil, significa uma casa pequena, localizada no fundo de um terreno, normalmente dispondo apenas de um dormitório, sala, banheiro e cozinha e ocasionalmente uma garagem, com uma área de serviço externa e comumente com saída independente da casa principal.
As edículas surgem geralmente de três situações:
A família morava em uma casa pequena no fundo do terreno e posteriormente constrói uma casa maior na frente, mudando-se para esta e alugando a casa pequena (agora uma edícula) ou a cedendo para outras pessoas da família.
Para abrigar mais gente, que não caberia na casa da frente, é construída uma casa no fundo, que será a edícula.
A casa da frente e a edícula são construídas simultaneamente e projetadas para serem independentes, sendo a edícula alugada.
As edículas são fruto do déficit habitacional brasileiro, que faz as cidades sofrerem um grande adensamento populacional em áreas menores, em função das dificuldades financeiras sofridas por muitos. Uma solução mais simples ainda que a construção de uma edícula é o puxadinho.

A PROVÍNCIA também é cultura!

0 comentários: