quarta-feira, junho 09, 2010

BATIDAS DO CORAÇÃO PODEM VIRAR CORRENTE ELÉTRICA

O nanofio, ligado ao coração do rato, pode transformar o movimento das batidas em corrente elétrica.

Pesquisa do Instituto de Tecnologia da Geórgia, dos EUA, coordenada por Zhong Lin Wang, mostra que um fio em nanoescala pode converter a energia das batidas do coração de um rato em corrente elétrica.
O fio, feito de óxido de zinco e protegido por uma cápsula flexível de polímero, foi atado ao diafragma e ao coração de um rato vivo. Na primeira experiência, a respiração do animal esticou o fio e o aparelho conduziu 4 picoamperes de corrente elétrica; na segunda, a partir do coração, essa corrente chegou ao valor de 30 picoamperes.

Ampere é a unidade utilizada para medir a intensidade de uma corrente elétrica. Um picoampere equivale a um milionésimo de um milionésimo de um ampere (0.000000000001A). Para comparar, um aquecedor de 1.200 watts ligado a uma tomada de 120 V, conduz 10 amperes. Pode parecer uma quantidade de energia insignificante, mas o objetivo é que pequenos sensores (com consumo mínimo de energia) sejam alimentados por vários desses fios em cadeia.
Segundo informações do site Technology Review, o objetivo é que um dia esse nanogerador, funcionando a partir da batida do coração e da respiração do próprio paciente, possa fazer funcionar nanosensores que monitoriam, por exemplo, a pressão do sangue, nível de glicose ou os bio marcadores de câncer.
Ainda assim, a energia que esse nanofio gera é uma minúscula parte do necessário para esses nano sensores funcionarem - cerca de 1 microwatt (um milionésimo de watt) de energia. Por isso, como publicado recentemente na revista Nature Nanotechnology, os pesquisadores construíram um aparelho que integra centenas desses nano fios, o que gerou uma corrente elétrica de 100 mil picoamperes, a 1.2V, e produziu 0.12 microwatts de energia. Wang disse que o próximo passo é conectar essa rede de nano fios a um nano sensor dentro de um animal.

0 comentários: