terça-feira, setembro 07, 2010

MOC TERÁ O MAIOR ENTRONCAMENTO DE BRs DO PAÍS

Trecho da BR-251 (Francisco Sá) é tido como o mais perigoso do Norte de Minas.

Autoridades que atuam no socorro a vítimas de acidentes em rodovias federais que cortam Montes Claros alertam para a possibilidade de aumento no número de ocorrências assim que o município se transformar no maior entroncamento rodoviário do país. Hoje, a cidade está na segunda posição, perdendo apenas para o município baiano de Feira de Santana. Dentro dos limites do município do Norte de Minas passam as BRs 251, 135 , 365 e 122.

Mas o término das obras da BR-135, no trecho Itacarambi-Montalvânia, e a pavimentação da estrada Juazeiro-Guanambi, na Bahia, que aumentará o fluxo de veículos na BR-122, pode fazer de Montes Claros a campeã brasileira na interligação de estradas federais. O alerta foi feito pelo inspetor Antônio Fábio Gonçalves Martins, chefe da unidade local da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante seminário realizado em Montes Claros.

Levantamento do Corpo de Bombeiros mostra que, somente na BR-251, na altura da Serra de Francisco Sá, foram 50 acidentes nos últimos três anos. Trinta e duas pessoas morreram e 128 ficaram feridas.

O subcomandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militares, Doriedson Souza Silva, explica que o trecho da rodovia na Serra de Francisco Sá, entre os quilômetros 468 e 471, é o mais perigoso do Norte de Minas. Além das curvas sinuosas, falta acostamento. E com o aumento do tráfego de caminhões na estrada, devido à fuga dos motoristas do pedágio na rodovia Fernão Dias, o risco é de mais acidentes. Em janeiro e fevereiro deste ano, sete pessoas morreram e 22 ficaram feridas.

Ainda de acordo com o subcomandante, uma das alternativas para a estrada seria a construção de uma terceira pista. No entanto, o que haveria é uma proposta de instalação de redutores eletrônicos de velocidade no local.

Para o inspetor Antônio, da PRF, a solução para a BR-251 seria, a médio prazo, a implantação da terceira faixa de rolamento. E a longo prazo, a duplicação de toda a rodovia no trecho da Serra de Francisco Sá, para permitir o escoamento de tráfego de caminhões pesados. Atualmente, 10 mil caminhões passam pelo local por dia.

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