sábado, setembro 11, 2010

REVEJA O QUE DISSE A GLOBO SOBRE CORAÇÃO DE JESUS

O JN no Ar foi ao Norte de Minas Gerais. Veja alguns números do estado.
Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do país, com cerca de 20 milhões de habitantes. “A história de Minas é muito forte, então conhecer Minas é conhecer a história do Brasil também”, disse uma moradora.
É a terceira economia do país, puxada pelo setor de serviços. Mas o estado tem a mais baixa renda média mensal do Sudeste.
A taxa de mortalidade infantil, 17,4, é a mais alta da região, mas está abaixo da média nacional de 19,3. A de homicídios, 3,4%, também é menor que a média brasileira de 4,6%.
Cerca de 8,5% dos mineiros são analfabetos, índice abaixo da média do país, que é 9,7%. Ao todo,14,5 milhões de eleitores votam em Minas Gerais, o segundo maior número do país.
O repórter Ernesto Paglia falou, ao vivo, de Montes Claros, que tem o aeroporto mais próximo de Coração de Jesus. Ele falou com apoio técnico de Intertv Grande Minas.
A cidade de Coração de Jesus é mais uma dessas cidades surpreendentes do interior do Brasil, com um importante patrimônio arqueológico e também problemas sérios no presente. A equipe aprendeu que lá, o ‘logo ali’ do mineiro é um bocadinho mais longe do que se pode pensar.
A equipe do JN no Ar deixou Natal debaixo de chuva e chegou a Montes Claros, onde não chove há seis meses. É normal no Norte de Minas Gerais, região próxima do Nordeste. Coração de Jesus está a 76 quilômetros ainda mais ao norte.
A cidade anda em polvorosa. O atual prefeito está no poder à custa de decisão judicial, depois de ter sido afastado por problemas com as contas. Pela primeira vez em muitos anos, a tradicional vaquejada não aconteceu em 2010 por falta de verbas.
Mas Coração de Jesus tem uma estação de tratamento de esgoto e algo que muitos municípios brasileiros nem conhecem: 76% da população têm acesso ao serviço de esgoto.
As estradas rurais andam mal. “Imposto é caro mais. Tem que dar uma melhorada nas estradas para nós”, disse um morador.
Em compensação, Coração de Jesus faz a alegria da turma do motocross. A cidade gosta de dizer que tem as melhores pistas do estado.
Mas Coração de Jesus vive, mesmo, é da pecuária e da carvoaria. A retirada da lenha para as siderúrgicas mineiras já causou desmatamento do cerrado e fez secar quase muitos dos rios do município.
Num dos barrancos secos, em 2005, surgiu um tesouro da pré-história: o fóssil de um dinossauro.
O Bira, como é conhecido um naturalista amador, percebeu a importância dos ossos encontrados por um vaqueiro e chamou os cientistas da USP. Eles retiraram o fóssil, hoje em estudos no Museu de Zoologia de São Paulo.
Bira recebeu a promessa de que o dinossauro será batizado com o seu sobrenome, Macedo. Ele guiou a equipe até um dos inúmeros sítios arqueológicos que descobriu na região. Chegar não foi fácil. Quem quer desfrutar do patrimônio histórico de Coração de Jesus precisa ter uma certa disposição: não tem estradas, os lugares são ermos e o pior é que o quilômetro em Minas Gerais parece que é um pouco mais comprido.
O dono da fazenda deu carona e ajudou a encontrar o caminho. Depois de uma mata e do leito de um rio seco, chegaram a uma gruta que, segundo Bira, foi decorada por homens pré-históricos. “A data presumida dessas pinturas é de 12 mil anos”, contou ele.
Triste é ver que vândalos depredaram esta parte do patrimônio histórico de Coração de Jesus e do planeta. Algo capaz de cortar o coração de um homem como Bira.
“Dói, machuca. Porque eu conheci, eu vi. E eles amanhã? Meus netos, meus bisnetos, milhares de crianças que estão estudando não vão ver mais nada”, lamentou.

0 comentários: