sexta-feira, dezembro 24, 2010

OUÇA O RATO JAPONÊS QUE CANTA COMO UM PASSARINHO

Cientistas japoneses anunciaram nesta semana terem criado um camundongo geneticamente modificado que pia como um passarinho. Segundo os pesquisadores, o animal pode ajudar a entender a evolução da linguagem humana.
O bicho faz parte do "Projeto de Evolução de Camundongos" da Universidade de Osaka, no qual são usados animais geneticamente alterados que são mais suscetíveis a erros de cópias em seu DNA e, portanto, a mutações.
- As mutações são a força por trás da evolução. Nós cruzamos os camundongos geneticamente alterados por gerações para ver o que aconteceria - disse o pesquisador chefe Arikuni Uchimura. - Analisamos os camundongos recém nascidos um por um até que um dia encontramos um camundongo que estava cantando como um pássaro - acrescentou, destacando que o animal nasceu por acaso, mas que a característica será passada para as futuras gerações.
O laboratório agora conta com mais de 100 "camundongos cantadores" para futuras pesquisas. Os cientistas esperam que eles forneçam pistas sobre como a linguagem evolui, assim como pesquisadores em outros locais estudam pássaros cantores em busca de sinais que os ajudem a entender as origens da linguagem humana. Eles descobriram que os pássaros usam diferentes sons que unem em grupos como palavras nas línguas humanas e depois as sequenciam para cantar suas "músicas", que estão sujeitas a algumas regras linguísticas.
- Os camundongos são melhores que os pássaros para esses estudos porque são mamíferos e mais parecidos com os humanos na sua estrutura cerebral e outros aspectos biológicos - considera Uchimura. - Estamos observando como um camundongo que emite sons novos afeta outros camundongos comuns no mesmo grupo, isto é, sua conotação social.
Tendo em vista que os camundongos mutantes piam mais alto quando postos em ambientes diferentes ou quando machos são colocados junto a fêmeas, Uchimura acredita que os sons "são alguma forma de expressão de suas emoções ou condições corporais". Os pesquisadores descobriram que camundongos comuns que cresceram junto dos cantadores emitiam menos ultrassons que outros, o que poderia indicar que as formas de comunicação se espalham em um grupo como um dialeto. Mas Uchimura sonha com ainda mais uma "evolução" dos animais via engenharia genética:
- Sei que é muito difícil e as pessoas vão dizer que é "um absurdo", mas faço isso com a esperança de um dia produzir um verdadeiro "Mickey Mouse".

PARA OUVIR A VOZ DO RATO BASTA CLICAR NO TÍTULO

0 comentários: