domingo, janeiro 23, 2011

BOCA DE URNA CONFIRMA REELEIÇÃO DE CAVACO SILVA


O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, foi reeleito neste domingo (23) com cerca de 54 % dos votos, segundo informações de televisões locais e pesquisas de boca de urna.
As emissoras de televisão líderes no país, SIC, RTP e TVI, estimaram a porcentagem de votos a favor de Cavaco Silva entre 51,4 % e 58 %, ante cerca de 19 % de Manuel Alegre, seu principal concorrente.
Tradicionalmente, pesquisas de boca de urna em Portugal são precisas. Os resultados completos são esperados para mais tarde neste domingo ou na manhã de segunda-feira (24).
Mesmo que seu partido esteja na oposição, a reeleição de Cavaco Silva para um cargo simbólico daria o impulso necessário ao governo de minoria socialista do primeiro ministro José Sócrates.
O cargo de presidente é meramente protocolar em Portugal, mas a vitória do centro-direitista Cavaco Silva pode reforçar iniciativas do país em evitar resgate econômico e a endurecer medidas de austeridade fiscal, estratégias que o presidente apoia no combate à crise financeira.

0 comentários: