quinta-feira, outubro 27, 2011

A ADEMG INFORMA: SAI ORLANDO, ENTRA WALDEMAR

O ministro do Esporte, Orlando Silva, entregou na noite desta quarta-feira o cargo para a presidente Dilma Rousseff. Após uma reunião com ela, que começou às 18h50, o ministro falou à imprensa e anunciou que, para se defender das acusações, o melhor é se afastar do cargo. A pasta ficará temporariamente sob o comando de Waldemar Manoel Silva de Souza, secretário-executivo do ministério.
- O resultado da reunião é que a melhor solução é eu me afastar do governo. Dessa maneira posso defender minha honra. E continuar a defender o trabalho do Ministério do Esporte. Não é possível jogar fora cinco anos de trabalho - disse o ministro
- Eu afirmei à presidente que não há e não houve qualquer prova que me comprometa - afirmou ele em outro momento.
Ele também criticou os delatores das supostas irregularidades no ministério, o policial militar João Dias Ferreira e o motorista Célio Soares, que não compareceram na Câmara para prestar depoimento.
- Esses dois criminosos que fugiram hoje do Congresso Nacional, porque não têm provas.
O ministro defendeu o programa Segundo Tempo, principal foco das denúncias no Ministério do Esporte. Segundo ele, 91% dos convênios são realizados com entes públicos, como prefeituras, e apenas 9% são com ONGs. Ele também garantiu, mais uma vez, que não existem provas de seu envolvimento com as irregularidades.
- É inaceitável tanta calúnia. Espero que num prazo muito breve que tudo seja esclarecido – disse Orlando Silva, ressaltando que foi ele que propôs a apuração das irregularidades: - Eu propus apuração de todos os fatos . Eu determinei a devolução do dinheiro público.
Orlando Silva também foi defendido pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo, que falou em seguida.
- Sabemos que o ministro Orlando é competente, honesto, sincero. Nada foi provado do que o acusam. A acusação foi toda montada de cima, por pessoas desqualificadas - disse Rabelo.
- O nosso ministro foi bombardeado por calúnias, por uma montagem sórdida. Isso causa uma grande indignação ao PCdoB. Estamos com ele desde o primeiro momento - acrescentou.
Mais cedo, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, adiantou que o Ministério do Esporte poderia ficar nas mãos de um interino. Essa foi a primeira vez que um integrante do alto escalão do governo Dilma Rousseff teria admitido a saída de Orlando Silva da pasta.
Gilberto afirmou que pela manhã reuniu-se com o próprio Orlando, além do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e dos líderes do partido na Câmara e no Senado para discutir a situação. Na ocasião, eles chegaram à conclusão que o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido abrir investigação contra o ministro tornava a situação insustentável. (Gerson Camarotti, Maria Lima, Chico de Gois e Carolina Brigido)

0 comentários: