segunda-feira, outubro 24, 2011

CRISTINA É A PRIMEIRA PRESIDENTE REELEITA NA AMÉRICA

A presidente argentina, Cristina Kirchner, foi reeleita ontem, domingo, por ampla maioria na mais expressiva votação já recebida por um líder político após a redemocratização do país, em 1983.
Com 97,10% das mesas eleitorais apuradas, a presidente argentina Cristina Kirchner aparece com 53,8% dos votos, 36 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o governador da província de Santa Fé e candidato da Frente Ampla Progressista (FAP), Hermes Binner, com 17%. A vitória a torna a primeira mulher reeleita na América Latina.
O deputado e candidato da União para o Desenvolvimento Social (UDESO), Ricardo Alfonsín, teve 11,1% dos votos, seguido pelo governador da província de San Luis e candidato do Compromisso Federal, Alberto Rodríguez Saá, com 8%. O ex-presidente e candidato da Frente Popular, Eduardo Duhalde, ficou em quinto com 5,9%.
— Agradeço a ligação solidária da companheira Dilma Rousseff, do presidente Hugo Chávez, de Pepe Mujica, de Sebastián Piñera, do querido companheiro colombiano (Juan Manuel) Santos e do resto dos companheiros que certamente vão ligar, como Evo (Morales) e Rafael (Correa). Trabalhamos todos juntos por esta região — disse Cristina na noite de domingo no hotel sede da campanha, em Buenos Aires - Tive a honra de ser a primeira mulher eleita e agora também reeleita, o que mais posso querer.
Segundo dados oficiais, mais de 70% dos 28,9 milhões de eleitores votaram.
Pesquisas de boca de urna indicam que a mandatária terá entre 54% e 55% dos votos nas eleições deste domingo. Cristina conseguiria assim o maior percentual de votos obtido por um presidente argentino desde o retorno da democracia em 1983, quando Raúl Alfonsín obteve 52%.

0 comentários: