quinta-feira, outubro 20, 2011

LÍBIOS COMEMORAM NAS RUAS A PRISÃO DE KADHAFI

Pouco depois de combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia anunciarem nesta quinta-feira a tomada de Sirta, cidade natal de Muamar Kadafi e último grande bastião de suas forças, uma TV líbia informou que o ditador foi capturado. Segundo Abdel Majid, comandante do CNT, Kadafi está ferido nas duas pernas. Há relatos de que ele teria sido baleado e estaria morto, mas as informações ainda não foram confirmadas. Uma autoridade do CNT afirmou que o chefe das forças armadas do ditador, Abu Bakr, também foi capturado.
Os rebeldes, que chegaram a negociar uma rendição das tropas leais a Kadafi, afirmam que agora têm toda a cidade sob seu controle. Os combatentes dispararam tiros para o ar, lançaram armas para o alto e cantaram o hino nacional em comemoração. Na praça central da cidade, parte dos esfarrapados soldados do CNT também queimou bandeiras verdes da era Kadafi.
- Sirta foi liberada. Não há mais forças de Kadafi - afirmou o coronel Yunus Al Abdali, chefe de operações do CNT na parte leste da cidade, antes da divulgação de informações sobre Kadafi. - Estamos agora atrás dos seus soldados que estão tentando fugir.
Segundo testemunhas, a ofensiva final para a tomada da cidade começou às 8h (hora local) e durou cerca de 90 minutos. Pouco antes, cerca de cinco carros com partidários de Kadafi tentaram deixar Sirta, mas todos foram mortos pelos revolucionários.
Após o confronto final, os combatentes do CNT começaram a entrar em casas e prédios a procura de soldados de Kadafi que possam estar escondidos. Alguns dos milhares de moradores que fugiram da cidade durante o cerco que durou semanas começaram a voltar para casa, segundo a BBC. Alguns denunciaram saques a suas casas.

0 comentários: