quarta-feira, maio 09, 2012

COSTELA VENCE COMIDA DI BUTECO EM MONTES CLAROS

Saborear os pratos preparados para a edição 2012 do Comida Di Buteco, que contou com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, foi a parte mais fácil do maior concurso gastronômico do Brasil. Difícil mesmo foi escolher qual o melhor entre tantas delícias preparadas na cidade, tendo como ingrediente obrigatório o queijo Minas. Apesar do desafio, na terça-feira (08/05), foram revelados os vencedores do concurso durante a “Saideira”, evento realizado com a presença dos donos dos botecos participantes e seus convidados.
O primeiro lugar ficou com o Thon Bar, que preparou a prestigiada “Costelinha Romeu e Julieta” (foto), que é um prato feito com molho de goiabada, maionese e queijo Minas derretido. Em segundo lugar, venceu o Bar do Mangueira, com o petisco “Delícia Mineira”, um bolinho de mandioca recheado de carne e queijo Minas, acompanhado de molho à base de maionese e requeijão. O Universo do Beiju conquistou o terceiro lugar com o petisco “Telhão”, que vem tropeiro, farofa de carne de sol com mandioca, beiju recheado com carne de sol e queijo Minas. Os vencedores ganharam, em ordem de classificação, R$ 3.000,00, R$ 2.000,00 e 1.000,00 reais. Os campeões foram escolhidos através de votos populares e de um júri especializado.
Thonnely Mendes, proprietário do Thon Bar, disse que está muito feliz por ter vencido o concurso . Dona Hélia Alves Mendes, mãe de Thonnely, é uma das grandes responsáveis pela vitória do Thon Bar. Foi ela que reelaborou a receitada “Costelinha Romeu e Julieta”, que já existia, mas foi adaptada.
Sem medo de revelar o segredo, Dona Hélia conta que cada ingrediente deve estar na medida certa e que é um prato muito trabalhoso. “Primeiro, a costelinha é temperada de um dia para outro. Depois, ela é assada e, em seguida, tirada toda a gordura. Depois é preparado o molho de goiabada. Coloca o queijo Minas para derreter. E, por fim, o molho é colocado sobre a costelinha”, ensina Dona Hélia.
O resultado de todo esse trabalho na cozinha foi prestigiado por mais de três mil pessoas ao longo dos 15 dias do circuito Comida Di Buteco.
Em Montes Claros, o circuito aconteceu entre os dias 13 e 29 de abril abrangendo 15 bares. Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto e Uberlândia são as outras cidades participantes, que abrangem aproximadamente 400 botecos. Neste ano, a capital de São Paulo participará, pela primeira vez, de 1º de junho a 1º de julho. (Andréia Pereira)

0 comentários: