sexta-feira, maio 11, 2012

VIDA SEXUAL É MELHOR DEPOIS DOS 50 ANOS, DIZ PESQUISA

Na novela "Avenida Brasil", o cinquentão Leleco garante: "é gemada todo dia e alegria toda noite". Quem ainda se surpreende com a disposição sexual do personagem — e dos homens e mulheres com idades entre 50 e 59 anos — pode enterrar de vez o preconceito: um estudo inglês aponta que nessa faixa etária os casais são mais satisfeitos com a vida sexual.
A pesquisa revelou ainda que, mesmo com o corpo mais em forma, os casais menos satisfeitos são os que têm idade entre 30 e 39 anos: 25% dos entrevistados disseram estar infelizes no sexo. O motivo, dizem os especialistas, é uma rotina exaustiva e o excesso de preocupações.
— Essa é uma idade em que a ascensão profissional, os problemas financeiros ou o cuidado com os filhos exigem muito. O prazer do casal acaba perdendo espaço — explica a psicóloga e terapeuta sexual Arlete Gavranic.
Por outro lado, os casais de meia idade já superaram esse momento e vivem, em geral, uma maior estabilidade no emprego. Os filhos já estão criados e sobra tempo e disposição para curtir a vida entre quatro paredes. Na pesquisa, 52% disseram estar felizes com a sexualidade.
— Hoje, as pessoas estão cuidando muito mais da saúde do corpo e da mente. Isso abre espaço para que os casais se realizem no sexo até depois dos 70 anos — afirma o psicólogo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), Paulo Coletty.
Quem chegou aos 50 ou 60 anos sem companheiro(a), também não está perdendo tempo: entre os entrevistados de 50 a 59 anos, 13% usam a internet para conseguir sexo com um desconhecido. No grupo maior de 70 anos, o número chega à 19%.
FAIXAS ETÁRIAS DO SEXO
20 aos 30 - Fisicamente, a mulher está em sua melhor forma. Sexualmente, porém, ela ainda se sente insegura. Os homens também têm a libido nas alturas e estão mais ligados na quantidade do que na qualidade do sexo.
30 aos 40 - A mulher já passou da fase de instabilidades hormonais e, em geral, está mais segura. Os homens se mantêm no auge da libido. Porém, o estresse no trabalho pode interferir na qualidade do sexo.
40 aos 60 - A mulher está no climatério, o período que antecede a menopausa. Os hormônios caem e provocam ressecamento vaginal. O homem nota uma diminuição do vigor sexual. Por outro lado, homens e mulheres estão mais estáveis emocionalmente e têm mais tempo e disposição para curtir os prazeres da vida a dois.
60 aos 80 - Para o homem, a ereção se torna mais difícil. A mulher também leva um tempo maior para estar pronta para a relação sexual. É um momento em que o casal precisa de mais estímulos, mais carinho, pois os hormônios estão baixos e o prazer demora mais a chegar. (Thamyres Dias)

0 comentários: