sábado, maio 12, 2012

SEIS PAÍSES PARTICIPAM DO X FESTIVAL DE FOLCLORE

Desde ontem, sexta-feira, Montes Claros é palco da cultura, da dança, do folclore e das artes populares do Brasil, da Rússia, da Ucrânia, da Itália, do Senegal e do Chile. Esses países são representados em solo norte-mineiro por grupos folclóricos que se apresentam no ginásio do Sesc, durante o X Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais.
Organizado pelo Grupo Banzé, o Festival de Folclore acontece entre os dias 9 e 20 de maio de 2012, passando pelas cidades de Januária, Pirapora, Ouro Preto, Belo Horizonte e Montes Claros. Além do Banzé, mais quatro grupos locais se apresentarão na cidade, sendo eles: Saruê, Zabelê, Fitas e Ginga Mineira.
O secretário de Cultura de Montes Claros, Hamilton Trindade, aponta que o Festival Internacional de Folclore sempre foi um evento com foco nos grupos folclóricos institucionalizados e estilizados. “É o caso do Grupo Banzé, que nasceu da criatividade, do compromisso e do dinamismo de Zezé Colares em traduzir de forma especial a dança, os sons, as cantorias, as tradições, a musicalidade e o colorido dos grupos folclóricos tradicionais”, disse. O secretário complementou que tudo isso fez crescer todo o contexto do folclore de Montes Claros, de Minas Gerais e do Brasil.
A coordenadora de produção do evento, Regina Cabral, que já dançou no Banzé, revela que a cada festival a emoção é diferente e maior, e explica o porquê: “Montes Claros sempre abraçou esse festival e as pessoas cobram pela sua realização. Além disso, é uma alegria comemorar 44 anos do Banzé com a realização da 10ª edição do Festival Internacional de Folclore”, afirmou.
O Festival Internacional de Folclore surgiu da ousadia do Grupo Banzé, que iniciou suas atividades em 20 de maio de 1968 dentro da sala de aula do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez em Montes Claros, por iniciativa da professora Maria José Colares Moreira. Encorajados pelo dinamismo da Sra. Marina Lorenzo Fernandez Silva e dos alunos do Curso de Folclore e História da Música, foi criado um grupo místico de danças, que passou a se chamar “Bandinha da Zezé” que, posteriormente, virou simplesmente “Banzé”.
Amanhã, domingo, encerrando o festival, o público poderá participar de um espetáculo matinê que ocorrerá às 16 horas. Já às 20 horas, os grupos do Senegal, da Ucrânia, do Paraguai e do Chile se apresentam novamente, e o grupo da Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, da Rússia, dividirá o palco com o Banzé e o Saruê, de Montes Claros.
Os ingressos estão no valor de R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia-entrada. Informações podem ser obtidas no site www.grupobanze.com.br e pelos telefones (38) 3212-1319 e (38) 9963-1561. (Andréia Pereira)

0 comentários: