quinta-feira, setembro 27, 2007

COMPORTA DA BARRAGEM ROMPE E DEIXA JANAÚBA E NOVA PORTEIRINHA SEM ÁGUA

Por Oliveira Júnior
A população das cidades de Janaúba e Nova Porteirinha está sem abastecimento de água há dois dias devido à queda do suporte de uma das comportas da barragem Bico da Pedra, distante cinco quilômetro desta cidade. O drama dos cerca de 70 mil moradores das duas cidades é minimizado com a retirada individual de água do rio Gorutuba, abastecido por outra comporta da represa.
A situação também afeta do projeto de irrigação do Gorutuba, no município de Nova Porteirinha. Houve suspensão de água para o canal de irrigação do projeto. A liberação de água para o rio Gorutuba não foi totalmente interrompida, pois é oriunda de outra comporta.
De acordo com a Codevasf - Companhia de Desenvolvimentos dos vales do São Francisco e Paraíba - e que gerencia a barragem, o problema ocorreu na madrugada de quarta-feira, 26, quando a corrente de suporte do stop log (comporta) rebentou. Isso, ainda no lago, antes da barragem. Diante disso, parte da comporta (placa de concreto de 2 metros por 2 metros) desceu e impediu a transposição de água para a rede de captação de água pela Copasa.

0 comentários: