terça-feira, outubro 16, 2007

FÁBRICA DE BIODIESEL DE MOC VIRA UM FANTÁSTICO ELEFANTE BRANCO

Por falta de planejamento do governo e da burocracia oficial, Montes Claros deverá inaugurar, no mês de janeiro do próximo ano, um milionário e fantástico elefante branco, que há quase dois anos foi lançado pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a redenção da agricultura do Norte de Minas: a fábrica de biodiesel da Petrobras no Distrito Industrial desta cidade. A denúncia foi feita na tarde de ontem, terça-feira, pela bancada do Norte, composta por oito parlamentares eleitos na região e coordenada pela deputada estadual Ana Maria – PSDB.
Mesmo diante da constatação de que nenhuma medida impedirá que, a partir do funcionamento da fábrica, a região passe a importar de Goiás as oleaginosas de que precisará para produzir de 40 mil litros do novo combustível, o caso foi levado ao presidente da Emater-MG, José Silva, e ao gerente regional da empresa, Ricardo Demicheli, durante encontro realizado em Belo Horizonte.
Estavam presentes os deputados Ana Maria, Arlen Santiago, Carlos Pimenta, Gil Pereira, Paulo Guedes, Ruy Muniz, Tadeu Leite, bem como a também secretária de estado Elbe Brandão.
Em nome da bancada do Norte, Ana Maria falou à Província que a Petrobras, na realidade, iniciou a construção da fábrica de biodiesel pelo telhado, sem se preocupar com a base, no caso a produção de matérias primas para fazer a indústria funcionar. Isto representaria emprego para 20 a 25 mil pessoas em todo o Norte de Minas. Mas como os produtores, principalmente os da agricultura familiar, não conseguiram vencer a barreira da burocracia, apresentando até este mês as propostas de financiamento, não foi plantado sequer um dos 75 mil hectares previstos principalmente de girassol, mamona e pinhão manso.
A deputada explica que apenas uma pequena área do projeto Jaíba produz essas oleaginosas, mas essa produção é comercializada para São Paulo e destinada ao funcionamento de aeronaves e à fabricação de perfumes. Para o biodiesel, nada.
Todos os esforços que os deputados desenvolvem agora é para que seja assegurada a matéria prima para a fábrica da Biobras em Moc a partir de 2008, porque a safra de 2007 não saiu do papel:
- Vão rodar a máquina do biodiesel sem um caroço de produto norte mineiro, o que é um absurdo – conclui Ana Maria.

0 comentários: