segunda-feira, outubro 15, 2007

PESQUISA MOSTRA QUAIS SÃO AS MAIORES TORCIDAS DO BRASIL

Uma nova pesquisa CNT/Sensus confirma, nesta segunda-feira, o que todo mundo já sabia. A torcida do Flamengo é mesmo a maior do Brasil, com 14,4%. Em segundo, mais uma vez está o Corinthians,10,5%. Em terceiro vem o São Paulo, com 8%. Um detalhe importante é que a pesquisa foi feita apenas com os clubes que disputam a Série A do campeonato brasileiro.
O dado curioso é que, entre todos os entrevistados, 28,4% dizem não torcedor por clube algum. A maioria dos brasileiros (51,9%) diz gostar de futebol; 15,4% gostam “mais ou menos” e 32,0% não gostam.
Dentro da eterna rivalidade entre os clubes em suas respectivas regiões, a pesquisa também reforça os argumentos de alguns fanáticos: Por exemplo, no Rio de Janeiro, o Vasco, que está em quinto no Brasil com 5,0%, segue com a segunda maior torcida. Já Botafogo e Fluminense lutam palmo a palmo pelo posto que terceiro clube carioca mais querido no país. No momento, o Alvinegro está na frente, com 1,8% contra 1,5% do Tricolor.
Em São Paulo, o Palmeiras vem em terceiro, com 7,2% e o Santos em sétimo, com 3,7 no coração dos brasileiros. Em Minas, o Atlético, com 1,5, perde para o Cruzeiro, que tem 3,3%. No Sul, o Grêmio tem 3,9% contra 2,1% do Internacional.
Na briga entre os dois pernambucanos que estão na elite, melhor para o Sport, que tem 1,0% contra 0,2 do Náutico. Em Curitiba, o Atlético aparece com 0,8, contra 0,1 do Paraná Clube.
Apenas 10,6% dos torcedores afirmam que freqüentam os estádios de futebol espalhados pelo país, sendo que 6,2% freqüentemente e 23,1%, apenas às vezes. 67,3% não vão ao campo.

0 comentários: