segunda-feira, maio 18, 2009

RESENHA DO RÊ

SAUDADES DA FORMIGA
Cenas da peça A formiga que queria ser cidade e virou princesa, deste filho de dona Laura e namorado de Laura, que completa 30 anos de estreia, na inauguração do Centro Cultural de Moc:

TIBURTINA (EM CENA COM JOÃO ALVES. ELA FAZ TRICÔ E SEU MARIDO, MÉDICO, EXAMINA UM PACIENTE) - Meu bem, não tô gostando nada desse negócio de você assumir a chefia da Aliança Liberal.
JOÃO ALVES (EXAMINANDO O PACIENTE) - Mas, Tiburtina, nós temos que defender os ideais e a fibra da gente mineira. Você acha que é correto o Washington Luís querer impor um fiadamãe lá de São Paulo como seu sucessor na presidência da República? Se fosse pelo menos a Erundina... E que dizer, então, desse tal de Melo Viana pra governar nosso Estado?
TIBURTINA - Claro que não, João Alves. Eu sei que suas intenções são boas, mas já estão dizendo por aí que você soltou o folheto só para impedir uma grande recepção a Melo Viana...
JOÃO ALVES - Deixa eles falarem... O importante é minha consciência (DESPEDINDO O PACIENTE E ENTREGANDO-LHE UM FOLHETO). E se mandei soltar o boletim é justamente pra evitar que os ânimos se exaltem no 6 de Fevereiro.
TIBURTINA - Mas você acha que os conservadores vão ficar parados, de braços cruzados, esperando a banda passar? Assunta que...
URSINA (ENTRANDO) - Bastarde seu João, bastarde cumadre Tributina.
TIBURTINA - Boa tarde!
JOÃO ALVES - Mas que prazer em recebê-la, Siá Ursina. A senhora veio consultar?
URSINA - Eu vim aqui ontá ancê, fazê umas queixa qui o Ivan Guedes e o Paixão mandou... Inhantes, tive na farmaça de Maro Versiani, mas também ele me aconseiou percurá o doutore Santo ou o sinhô...
JOÃO ALVES - Qual é o mal da senhora?
URSINA - Eu nem sei cumé qui tô viva. Sofro da mãe do corpo, intalo e dore de pontada. Tenho também fogo nas urina. Me parece qui eu tem é uma inscanicença ricuída, com uma caminhação cumpricada e uma dore de istambo véi (ARROTA). Arroto choco. Num falano com pouco insino, cum quarqué dicumezim eu fico uma sumana sem ir no mato (COSPE). Tem dia qui manheço numa nevragia insepultável: num posso vê labôro qui dou acesso...
JOÃO ALVES - Já entendi, Siá Ursina, já entendi. Vou cuidar de passar umas amostras grátis pra senhora. Fica aí trocando um dedo de prosa com a Tiburtina que eu vou lá buscar. (SAI)
TIBURTINA - E a velha sua mãe?
URSINA - É aquelas queixa véia de sempre, cumadre Tributina: quemadêra, batimento pru dentro, furmigueiro no corpo, medo na cabeça... Na sumana, ela cumeu uma carne de porco mei passada... qui essa véia ficou ruim dum jeito! Perdeu a suspiração e a fadigação muntou (RESPIRANDO COM DIFICULDADE). Eu anté falei: e essa véia qui num manhece?
TIBURTINA (ASSUSTADA) - Morreu?
URSINA (FAZENDO O SINAL DA CRUZ) - Salve Rainha da Guarda, cumadre, qui ela inda tá na labuta. Foi só ispritação minha. Aí foi reméido e mais reméido; me insinaro dá pra ela uma dose de carbureto; dispois dei um chá de adjunto-de-horta com treis pingo de azeite doce. Miorou... Mais ela num tem sufrimento de ficá na cama... num leva nada dessa vida (FAZENDO VÔMITOS), não tem apitite pra cumê (JOÃO ALVES VOLTA). Será qui ela pode tomá chaculate de leite de bode? (VIRANDO-SE PARA JOÃO ALVES) Não faz mal não, doutore?
JOÃO ALVES - Leite de bode?
URSINA - Pois, antão, será qui ela pode tumá chaculate de leite de bode?
JOÃO ALVES - Pode sim, mas dê pra ela esse xarope também (ENTREGANDO). Toma, esse aqui é pra senhora sarar a disenteria.
URSINA - O sinhô é um santo, doutore. Quanto é qui foi o gasto?
JOÃO ALVES - Ora, Siá Ursina, se eu não cobro de pessoas estranhas, ia cobrar logo da comadre? É nada não.
URSINA - Pois qui São Judas Tadeu abençoa o doutore, a cumadre Tributina e os minino todo. Adeusinho, doutore. Adeusinho, cumadre. (SAI)
TIBURTINA (LENDO UM JORNAL QUE ACABARA DE RECEBER) - Olha, João, a Gazeta do Norte assumiu mesmo a defesa da Concentração Conservadora. São uns canalhas! O Ari passou pro lado deles e está dizendo aqui que o Conde Dolabella Portela vai mandar um especial de Bocaiúva, carregado de trabalhadores, todos armados até os dentes. Acho melhor a gente ficar prevenida, com uns cabras protegendo a casa.
JOÃO ALVES - O Melo Viana vem sozinho?
TIBURTINA - Não, quem chefia a caravana é o Carvalho de Brito. Vem também o Fleury da Rocha, secretário de Melo Viana. Fora os puxas... Pode deixar, João, nós vamos mostrar a eles com quantos paus se faz uma canoa...
JOÃO ALVES (SEGUINDO TIBURTINA, QUE SAI RESOLUTA) - Calma, minha nega, calma!
.....
LEIA A ÍNTEGRA DO TEXTO NO SITE: http: www.reginaurosilva.oi.com.br/