domingo, maio 17, 2009

SOLTEIRÕES TENTAM SE DESENCALHAR EM DESFILE EM SAMPA

EM SAMPA
Passe dos 'sem namorado' reúne 3 mil no Parque Ibirapuera, segundo PM .
“Ado, 'aado'. Eu quero um namorado.” “Inho, 'iinho'. Cansei de ser sozinho.” Esses eram alguns dos “gritos de guerra” que ecoavam na tarde deste domingo (17) no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Cerca de três mil solteirões assumidos, de acordo com a Polícia Militar, reuniram-se para uma passeata de protesto pelo “encalhe”. Uma forma de brincar com o estado civil deles e tentar mudá-lo até o próximo Dia dos Namorados, 12 de junho.
Há um ano e meio sozinha, a recepcionista de pet shop Odete Bispo, de 25 anos, era uma das mais animadas na campanha para acabar com a solteirice. “Cansei de ver cachorro. Agora, quero arrumar um gato”, afirmava, fazendo uma brincadeira com seu trabalho.
O evento foi organizado por um site de relacionamento com sede em 18 países. “Pensamos no que íamos fazer para o Dia dos Namorados. Aí, resolvemos fazer uma brincadeira com esses movimentos de 'sem alguma coisa' e fizemos a passeata dos sem-namorado. Sem ocupação, sem tumulto. Só pedindo paz e amor”, disse Cláudio Gandelman, presidente do site na América Latina. Na sexta-feira (15), a mesma passeata foi realizada no Rio de Janeiro reunindo cerca de 200 pessoas. Como na capital carioca, em São Paulo a passeata foi animada pelo Cordão da Bola Preta.
Dançando marchinhas de carnaval, o eletricista Genivaldo Ferreira da Silva, de 33 anos, empunhava uma panela no meio da multidão. “Trouxe a minha panela para ver se consigo a tampa”, brincava, acrescentando que já tinha até comprado o presente para o Dia dos Namorados. “Quem ficar comigo não vai se arrepender”, disse.

Francisco Edvan Amorim, de 43 anos, procura mulher 'de verdade'.

MULHER DE VERDADE

Mas para quem assistia a passeata e pensava que os manifestantes não tinham critério para a escolha do parceiro, o empresário Francisco Edvan Amorim, de 43 anos, fazia questão de pregar o contrário. Levando preso no pescoço um enorme pedaço de papelão com dados como seu e-mail, ele dizia estar divorciado desde 2003, mas separado desde 1997. “De lá para cá, não arrumei ninguém.” Apesar do tempo de solidão, ele afirmava que, para ser sua parceira, a mulher tinha que cumprir certos requisitos. “Que não seja Amélia, mas que seja mulher de verdade. Não precisa ser feia, mas que tenha uma beleza interior enorme. Não precisa ter um corpo perfeito, mas tem que ter uma cabeça maravilhosa. Tem que ser uma mulher que goste da vida a dois.”
E de tanto gritar, tiveram algumas pessoas que conseguiram realizar o desejo mesmo antes de terminar a passeata. Aos beijos, o estudante Leonardo Andrade, de 24 anos, e a atendente de telemarketing Ana Paula Cunha, 23 anos, contavam que tinham conseguido “desencalhar”. “A gente mora no mesmo município [Embu]. Ela é amiga de uma amiga minha”, disse Andrade, sozinho há sete meses. “Agora, vamos ver se vai dar certo”, completava Ana Paula, que não namorava ninguém há três anos.
Segundo a organização, 53 casais foram formados durante a passeata. Para aqueles que não conseguiram arrumar ninguém durante o evento na tarde deste domingo, restou ainda uma esperança. “Pelo menos a gente fez propaganda. Mostramos a cara, o e-mail. Acho que consigo alguma coisa depois”, concluiu esperançoso o empresário cearense, que há 35 anos mora em São Paulo, Francisco Amorim.
Leonardo Andrade e Ana Paula Cunha 'desencalharam' durante passeata.