terça-feira, junho 02, 2009

APARECEM UMA POLTRONA, UM TAMBOR, UMA BOIA LARANJA, OBJETOS BRANCOS...

A Marinha confirmou nesta terça-feira (2) que três navios mercantes chegaram no fim da manhã de hoje ao local onde foram visualizados objetos metálicos e não metálicos que podem ser do Airbus 330-200, que desapareceu na noite de domingo (31) quando fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris.

Segundo a Marinha, as três embarcações particulares (duas de bandeira holandesa e uma francesa) que seguiam viagem pelo Oceano Atlântico foram deslocadas para auxiliar nas buscas.

A assessoria de imprensa da Marinha informou que há um acordo internacional que garante que navios mercantes sejam desviados de sua rota desde que haja sinistros com vida humana envolvida.

A Aeronáutica informou no começo da manhã que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) avistaram uma poltrona, uma bóia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene que podem ser do avião da Air France.

Os objetos foram localizados em dois pontos distintos, distantes 60 km entre si, a cerca de 650 km a nordeste da Ilha de Fernando de Noronha. Neste raio, segundo a Marinha, estariam neste momento as embarcações particulares que até então não teriam localizado qualquer vestígio da aeronave que decolou no domingo do Aeroporto do Galeão, no Rio, com 228 pessoas.
A Marinha também já deslocou cinco navios para o possível local da queda do avião. O primeiro, Grajaú, deve chegar só na quarta (3) por volta das 11h. Outros dois devem chegar na quinta (4) e os últimos no sábado (6). As buscas aéreas são feitas por aeronaves da FAB.

A aeronave que localizou os possíveis destroços foi um modelo R-99 da Força Aérea Brasileira. O R-99 decolou de Fernando de Noronha ontem às 22h35. Por volta de 1h, foram identificados os primeiros sinais de fuselagem no oceano, a 650 km do arquipélago.

O avião tem vários sensores. Entre eles um radar chamado de ‘abertura sintética’, localizado na parte inferior da aeronave. O equipamento marcou as coordenadas geográficas, delimitando a área de busca.

0 comentários: